O jornalista André Rizek criticou a ‘falta de emoção’ do Campeonato Brasileiro devido ao poderio financeiro dos clubes que brigam pelas primeiras colocações. O apresentador do SporTV elogiou a campanha do líder Cruzeiro, mas ressaltou que a Série A caminha para ser uma competição ‘previsível’ a exemplo das principais ligas da Europa.
“A gente gosta tanto de falar da emoção e da imprevisibilidade do nosso campeonato, mas isso tem caído por terra nos últimos anos. Quantas surpresas vocês conseguem enxergar do primeiro ao vigésimo colocado? Na briga pelo título, por exemplo, ninguém se surpreende de ver Flamengo e Palmeiras lá em cima”, iniciou Rizek, nesta quinta-feira, em vídeo publicado no Ge.
“Talvez o fato surpreendente seja ver o Cruzeiro, ainda que com jogos a mais, no topo. Mas chega a ser uma surpresa assim, enorme, gigante? Para mim, não. Eu já esperava o Cruzeiro brigando por Libertadores. Graças ao trabalho excepcional do técnico Leonardo Jardim, o time está no topo, substituindo o Internacional, que a gente imaginava estar brigando no topo”, avaliou.
“Até porque, se pegar o time titular do Cruzeiro, somado ao trabalho do seu treinador, não é nenhum absurdo vê-lo no topo. O Fortaleza pode ser algo surpreendente, mas já vimos o Leão, com o próprio Voivoda, em dificuldade em primeiro turno. Também não seja algo de cair o queixo ver Vasco e Santos brigando na parte de baixo. Já era esperado para todo mundo”, acrescentou.
“Fato novo, que ninguém imaginava, é o Mirassol em sétimo lugar. Mas, quando a grande surpresa do campeonato é o sétimo colocado, sou obrigado a dizer que esse campeonato não tem surpresa. O Brasileirão caminha para a mesma lógica das grandes ligas pelo mundo, que é a lógica econômica, a ordem econômica. Ela dita os blocos das ligas pelo mundo e tem ditado os blocos que a gente vê no Campeonato Brasileiro. O poder da grana tem deixado o Campeonato Brasileiro cada vez mais previsível”, concluiu Rizek.
Campeonato Brasileiro após a 16ª rodada
Com 16 rodadas disputadas, o Campeonato Brasileiro tem o Cruzeiro como o atual líder. A Raposa tem 34 pontos, um a mais que o Flamengo, segundo colocado. O time rubro-negro tem um jogo a menos em relação aos mineiros.
Já a zona do rebaixamento conta com Santos, Juventude, Fortaleza e Sport.
O confronto entre Juventude e São Paulo, nesta quinta-feira (24/7), às 19h, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, encerra a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Classificação do Campeonato Brasileiro
- Cruzeiro – 34 pontos
- Flamengo – 33 pontos
- Palmeiras – 29 pontos
- Bragantino – 27 pontos
- Botafogo – 25 pontos (7 vitórias e 10 gols de saldo)
- Bahia – 25 pontos (7 vitórias e 4 gols de saldo)
- Mirassol – 24 pontos
- Fluminense – 20 pontos (6 vitórias)
- Atlético – 20 pontos (5 vitórias e 1 gol de saldo)
- Internacional – 20 pontos (5 vitórias e -3 gols de saldo)
- Corinthians – 20 pontos (5 vitórias e -4 gols de saldo)
- Ceará – 18 pontos
- Grêmio – 17 pontos
- São Paulo – 16 pontos (joga nesta quinta pela 16ª rodada)
- Vitória – 16 pontos
- Vasco – 14 pontos (4 vitórias e -4 gols de saldo)
- Santos – 14 pontos (4 vitórias e -6 gols de saldo)
- Juventude – 11 pontos (joga nesta quinta pela 16ª rodada)
- Fortaleza – 11 pontos
- Sport – 4 pontos