CRUZEIRO

Cruzeiro: Jardim compartilha cinco ensinamentos de treinador histórico da NFL

Walsh foi técnico San Francisco 49ers entre 1979 e 1988, período no qual transformou uma equipe fracassada em uma potência da NFL, conquistando três títulos do Super Bowl

O técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim, usou seu Instagram para compartilhar um vídeo do CEO da Brandlovers, Rapha Avellar, destacando cinco lições de Bill Walsh, um dos treinadores mais notáveis da história do futebol americano.

Walsh foi técnico San Francisco 49ers entre 1979 e 1988, período no qual transformou uma equipe fracassada em uma potência da NFL, conquistando três títulos do Super Bowl.

Ele popularizou a “West Coast Offense“, um estilo de ataque revolucionário que enfatizava passes curtos e precisos para controlar a posse de bola. Essa filosofia mudou o jogo e influenciou gerações de treinadores.

“Na visão do Walsh, o sucesso não pode ser o objetivo, ele é a consequência de uma cultura de alta performance”, iniciou Avellar.

“Ele tinha uma frase icônica que era a seguinte: ‘o placar se resolve sozinho. Se você faz as coisas do jeito certo, se você é disciplinado na execução, se você define e mantém padrões altos para o time, o placar se resolve sozinho”, acrescentou.

De acordo com Avellar, a forma de ver o mundo de Walsh pode ser traduzida em cinco lições:

  • Meta sem método é ansiedade disfarçada: o foco deve estar na execução diária consistente, e não apenas no objetivo final.
  • Cultura como sistema operacional da organização: é a cultura que define o que é aceitável para todos em um ambiente de alta performance.
  • A cultura se modela pelo exemplo: a excelência começa com a liderança. Para ter um time de alta performance, o exemplo precisa vir de quem está no comando.
  • Clareza do que importa vira bússola da execução: saber o que realmente deve ser trabalhado direciona os esforços e a energia para o que é essencial.
  • Obsessão pelo processo é o melhor antídoto contra crises: focar no que precisa ser feito hoje gera progresso, consistência e, no longo prazo, leva a equipe a alcançar seus objetivos.
Compartilhe
Sair da versão mobile