Copa do Brasil

CRB tem três jogadores que defenderam o Cruzeiro em período nebuloso

Com ex-jogadores celestes no elenco, CRB encara Cruzeiro pelas oitavas de final da Copa do Brasil; relembre a passagem do trio pela Toca

Adversário do Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil, o CRB conta com três ex-jogadores celestes no atual elenco. O meia Giovanni Piccolomo e o atacante William Pottker reencontram a Raposa na partida desta quarta-feira (30/7), às 19h30, no Mineirão. Já o lateral-direito Weverton é desfalque do Galo da Praia em Belo Horizonte.

Curiosamente, os três jogadores passaram pela Toca da Raposa em período nebuloso da história do clube: rebaixamento inédito da Primeira Divisão e os três anos seguidos na Série B do Campeonato Brasileiro (relembre abaixo).

Em 2025, o Cruzeiro vive realidade diferente e está no páreo pelo título da Série A – é o vice-líder, com 32 pontos, dois a menos que o Flamengo.

Já o CRB é o décimo colocado da Série B, com 25 pontos. O time de Eduardo Barraca está a cinco pontos do G4.

Weverton

Weverton foi contratado pelo Cruzeiro em 2019. Vindo do Figueirense, o lateral-direito atuou pelo time sub-20 antes de ser promovido ao elenco principal pelo técnico Mano Menezes naquele mesmo ano. O defensor deixou o clube no início de 2020 – acertou com o Bragantino.

Weverton atuou em apenas cinco jogos pelo Cruzeiro, todos em 2019. Ele participou da partida que marcou o rebaixamento celeste à Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro – derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, no Mineirão. Na oportunidade, entrou na vaga de Orejuela nos instantes finais do segundo tempo.

O defensor de 27 anos está fora do confronto com o ex-time devido a uma lesão na coxa esquerda. Ele disputou 15 jogos desde que chegou ao CRB, em abril deste ano. Foram 14 como titular.

Giovanni Piccolomo

O meia foi contratado pelo Cruzeiro a pedido do técnico Ney Franco para a disputa da Série B de 2020. Naquele ano, foi emprestado para o Avaí e retornou a Belo Horizonte na temporada seguinte.

Piccolomo deixou a Raposa em abril de 2022 – se transferiu para o Sport. Ele não entrou em campo na campanha do acesso do time comandado por Paulo Pezzolano à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro.

Hoje aos 31 anos, Giovanni Piccolomo teve 48 jogos, sete gols e três assistências pelo Cruzeiro.

Pelo CRB, são sete jogos, todos como suplente, e um gol marcado desde junho deste ano.

William Pottker

O atacante chegou ao Cruzeiro em novembro de 2020. Na negociação, o clube mineiro cedeu ao Internacional 20% dos direitos econômicos do meia Maurício, atualmente no Palmeiras. A Raposa ainda recebeu R$ 1,2 milhão dos gaúchos. 

Pottker deixou o Cruzeiro em junho de 2021 – foi emprestado ao Al Wasl. Na temporada seguinte, acabou cedido a Avaí e Coritiba.

Ao todo, William Pottker anotou seis gols e três assistências em 25 jogos pelo Cruzeiro.

Aos 31 anos , Pottker chegou ao CRB em junho deste ano. O canhoto tem sete jogos pelo clube de Maceió, sendo três como titular. Ainda não balançou a rede.

Cruzeiro e CRB na Copa do Brasil

Maior campeão da Copa do Brasil, com seis troféus, o Cruzeiro estreou na terceira fase da Copa do Brasil devido à nona posição do Campeonato Brasileiro de 2024. O time de Leonardo Jardim avançou com 5 a 0 sobre o Vila Nova no placar agregado – 2 a 0, em Goiânia; e 3 a 0, em Belo Horizonte.

Como campeão da Copa do Nordeste de 2024, o Galo da Praia também estreou na terceira fase do torneio e eliminou o Santos, de Neymar, com vitória nos pênaltis.

O jogo de volta do mata-mata entre CRB e Cruzeiro será no dia 7 de agosto (quinta-feira), às 21h, no Rei Pelé, em Maceió.

O confronto e a ordem dos mandos foram definidos em sorteio da CBF, no início de junho.

Compartilhe
Sair da versão mobile