Sony Music e o Clube da Esquina notificaram o Cruzeiro na Justiça. A ação tem a ver com o uso da canção “Clube da Esquina nº 2” no vídeo de apresentação do atacante Gabigol, em janeiro.
O colunista Ancelmo Gois, de O Globo, divulgou neste sábado (2/8) que a empresa e o grupo musical processaram o Cruzeiro. Cada um requisita o pagamento de R$ 50 mil pelo uso indevido da música. Além disso, a gravadora pede uma indenização por danos materiais.
Resposta do Cruzeiro
Em contato com o No Ataque, a assessoria do Cruzeiro afirmou que o clube não foi informado sobre um possível processo, mas confirmou que recebeu uma notificação.
“O Cruzeiro informa que não recebeu qualquer citação referente ao processo mencionado na reportagem, portanto, desconhece o exato teor da demanda. Contudo, o clube esclarece que recebeu uma notificação extrajudicial, há aproximadamente seis meses, com alegação de violação de direitos autorais por ter compartilhado, em colaboração, um vídeo divulgado na página pessoal do atleta Gabriel Barbosa”, iniciou o Cruzeiro.
“Em resposta, o Cruzeiro se posicionou contrário à notificação, uma vez que não houve qualquer violação autoral por parte do clube, que apenas compartilhou, em formato collab, o vídeo postado pelo atleta, que continha fundo musical extraído da galeria musical do Instagram, disponibilizada pela plataforma digital a todos os usuários, com a referência clara aos criadores musicais ao longo de toda a sua exibição.”
“O compartilhamento da postagem pelo Cruzeiro foi apenas de cunho editorial, até como uma forma de homenagem ao artista que, em inúmeras ocasiões, declarou ser torcedor do clube, sem qualquer edição adicional que justifique violação autoral ou qualquer intuito de exploração da obra musical”, finalizou.
Clube da Esquina
Clube da Esquina é o nome dado ao coletivo de músicos belo-horizontinos formado nos anos 1960 por Milton Nascimento, Toninho Horta, Wagner Tiso, Lô Borges, Beto Guedes e Márcio Borges.
Apresentação de Gabigol
Gabigol foi apresentado como reforço do Cruzeiro nos primeiros minutos do dia 1º de janeiro deste ano. O atacante assinou vínculo com a Raposa até o fim de 2028.
Gabigol é Cabuloso! 🦊💙 https://t.co/TbVz2omUSS
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) January 1, 2025
A oficialização da contratação ocorreu logo após o fim da contagem regressiva feita pelo atleta em seu próprio canal no Youtube. Minutos depois, o Cruzeiro publicou um vídeo, seguido de informações sobre o acerto nas redes sociais.
No vídeo, um personagem que representa Gabi aparece viajando rumo a seu novo destino: Belo Horizonte. Em certo momento, o boneco aparece no alto de uma torre com o letreiro “Cabuloso”.