O zagueiro Bruno Viana, de 30 anos, é o novo jogador do Alanyaspor, da Turquia. O defensor se tornou profissional no Cruzeiro e atuou pela primeira vez na equipe principal em 2016 graças a chance oferecida pelo então treinador Deivid. Depois, o atleta conquistou espaço sob o comando do português Paulo Bento.
Bruno Viana assinou em definitivo com o Alanyaspor por dois anos, até 2027. Segundo a empresa responsável pela gestão da carreira do zagueiro, as conversas até a concretização do vínculo duraram um mês.
O defensor pertencia ao Coritiba desde 2023 – à época, o clube paranaense desembolsou cerca de R$ 5,5 milhões. Sem se firmar, atuou por empréstimo no Al-Hazm, da Arábia Saudita, e no Gazisehir Gaziantep, da Turquia, que optou por não exercer o direito de compra ao fim do contrato.
Bruno Viana no Cruzeiro
Cria da Toca da Raposa, Bruno Viana chamou a atenção de Deivid em 2016 e ganhou a primeira oportunidade na equipe principal em 6 de março, na vitória por 1 a 0 sobre a Caldense, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro. O zagueiro se consolidou quando Paulo Bento assumiu o comando técnico, naquela mesma temporada.
Foram 15 partidas com a camisa celeste sob a liderança do treinador português, demitido com apenas 17 jogos devido aos resultados negativos (seis vitórias, três empates e oito derrotas, o que configura aproveitamento de 41%).
Coincidência ou não, assim que Paulo Bento deixou o Cruzeiro, Bruno Viana passou a ocupar espaço no banco de reservas e não mais atuou em 2016 – antes, tinha entrado em campo cinco vezes. Em agosto, o zagueiro se transferiu ao Olympiacos por indicação do próprio técnico português, que acabara de assumir a equipe da Grécia.
Em 2017/18, Bruno Viana assinou com o Braga, de Portugal. Depois, passou por Flamengo, Khimki, da Rússia, Wuhan Yangtze River, da China, Coritiba, Al-Hazm, da Arábia Saudita, e Gazisehir Gaziantep, da Turquia.
- Leia também: Cruzeiro: William manda recado a Fagner após lesão