Campeão da Tríplice Coroa em 2003, o técnico Vanderlei Luxemburgo disse que o Cruzeiro foi prejudicado pela arbitragem no jogo contra o Santos, no último domingo (10/8), no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro. A Raposa perdeu a partida por 2 a 1.
Quando o jogo estava empatado por 1 a 1, Kaio Jorge marcou o que seria o segundo gol cruzeirense. Aos 18 minutos do segundo tempo, o meia Matheus Pereira desarmou o volante Zé Rafael, do Santos, e iniciou o lance que acabou em finalização certeira de Kaio Jorge.
Em campo, o árbitro Wilton Pereira Sampaio validou o gol. Contudo, o VAR, comandado por Paulo Renato Moreira da Silva Coelho recomentou a revisão.
No entendimento da arbitragem de vídeo, Matheus Pereira cometeu falta em Zé Rafael na origem da jogada.
“Quando viu que não ia pegar a bola, o Zé Rafael se jogou. E os caras caíram na dele. Se estivesse apitando o jogo um cara que jogou bola, ele segue o lance”, disse Luxemburgo, durante o programa Galvão e Amigos, na Band.
“Se esses caras passarem o VAR toda vez em câmera lenta, vai aparecer porrada o tempo todo, todo lance é falta”, acrescentou.
Declaração polêmica de Cássio
Luxa criticou a declaração polêmica do goleiro Cássio após a partida. “Perdeu, estava com a cabeça quente. Eu conheço bem ele, é difícil ele dar uma declaração dessas depois de uma derrota, em um jogo importante em que ele transferiu um pouco a responsabilidade”, disse.
O goleiro do Cruzeiro se irritou com a arbitragem e disparou: “Jogando contra 12, né? O árbitro e o time do Santos. Com todo o respeito, contra o Ceará nós jogamos mal, contra o CRB não merecemos, mas hoje jogamos contra 12 fica difícil”.
“O Wilton, pra mim, é um dos melhores árbitros do Brasil, mas hoje ele brincou com tudo. E outra, será que a gente está preparado para ter um craque do nível do Neymar jogando no Brasil? O árbitro tem medo de marcar as coisas”, acrescentou.
Derrota do Cruzeiro
A Raposa abriu o placar, mas levou dois gols no segundo tempo e perdeu por 2 a 1 para Peixe, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Apesar de ter feito um primeiro tempo muito dominante, o Cruzeiro foi para o intervalo com apenas um gol de vantagem, marcado pelo zagueiro Fabrício Bruno.
Na segunda etapa, o Santos cresceu de produção, se aproveitou das falhas de marcação do Cruzeiro e virou o jogo com gols dos atacantes Guilherme e Gustavo Caballero.
Classificação do Brasileirão
Com o resultado, o Cruzeiro permaneceu com 37 pontos, na segunda posição da tabela. O líder é o Flamengo, que tem 40 e um jogo a menos. Por sua vez, o Palmeiras é o terceiro, com 36 e dois jogos a menos.