O departamento médico de futebol do Cruzeiro está prestes a se livrar, em um bom sentido, de João Marcelo. Conforme relatado por Sérgio Campolina, coordenador médico do clube, o zagueiro está liberado para preparação física, o que indica proximidade com o retorno aos campos.
Em 2 de fevereiro, na vitória do Cruzeiro por 3 a 1 sobre o Uberlândia, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, João Marcelo sofreu uma lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito e precisou passar por cirurgia. Há seis meses em tratamento, o atleta tem correspondido positivamente.
“João fez todos os testes físicos, fisioterápicos, de saúde, e observou-se parâmetros muito adequados. Tanto é que, agora, ele está à disposição da preparação física, ou seja, já se encontra no RTP para, o mais breve possível, estar à disposição da comissão técnica para os jogos que virão”
Sérgio Campolina, coordenador médico do Cruzeiro
No futebol, RTP é a sigla para return to play, ou retorno ao jogo. Trata-se de um conjunto de operações para garantir que o jogador lesionado volte a treinar e competir de maneira segura.
Quem está no departamento médico do Cruzeiro?
Além de João Marcelo, ocupam espaço no departamento médico do Cruzeiro o zagueiro Janderson e o lateral-direito Fagner. O jovem atleta de 19 anos rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco em treinamento e passou por cirurgia em 10 de maio – a expectativa é que ele volte a atuar apenas em 2026. Já o defensor experiente fraturou a fíbula da perna direita.
William faz atividades internas
O lateral-direito William tem feito atividades internas específicas. Há cerca de um mês, em 13 de julho, o defensor levou a pior em dividida com Kannemann, zagueiro do Grêmio, na vitória por 4 a 1, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como detalhado pelo próprio defensor, a pancada no quadril gerou um trauma, que sangrou e desceu para a coxa.
A partir dali, William passou a jogar de maneira limitada – foram seis partidas. Segundo Sérgio Campolina, os últimos testes realizados no defensor alertaram para a necessidade de controle de carga, maneira para evitar que a contusão se torne uma lesão séria.
Ainda sem condições ideais e fora da rotina do elenco, o lateral-direito pode desfalcar o Cruzeiro no próximo jogo. Nesta segunda-feira (18/8), a Raposa vai ao Campos Maia enfrentar o Mirassol, a partir das 20h, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.