Ex-técnico de Cruzeiro, Flamengo, Fortaleza, Botafogo, Vasco e Internacional, Zé Ricardo concorre a uma vaga no comando do Colo Colo. O treinador admitiu ter enviado seu currículo para o gigante chileno após a demissão de Jorge Almirón no dia 19 de agosto. O paraguaio comandou o Boca Juniors na final da Copa Libertadores de 2023, vencida pelo Fluminense, e deixou o clube de Santiago após quase um ano e nove meses à frente da equipe.
Sem clube desde que deixou o Criciúma em maio deste ano, Zé revelou ao As Chile que passou na primeira fase do processo seletivo, que era do envio de currículos, e já fez apresentação à diretoria do clube para explicar sua filosofia de jogo.
“Participei da primeira etapa, que era a apresentação do currículo, depois houve uma redução e ficaram apenas cinco. Fui convidado para fazer uma apresentação, a fizemos e agora estamos esperando a próxima fase, que é a da proposta. Estou feliz porque não é fácil, no Chile não há uma tradição de treinadores brasileiros.”
Zé Ricardo, em entrevista ao As Chile
“Só de estar nesta fase já é uma grande honra para mim. Tenho que cruzar os dedos. Estou feliz porque sei que é uma escolha difícil para um clube tão grandioso e tradicional como o Colo Colo”, ressaltou o carioca.
Conhecimento de elenco e possibilidade de treinar Vidal
Ao jornal chileno, Zé Ricardo explicou que tem estudado jogos do Colo Colo recentemente e contou os jogadores que lhe agradaram: “Estive estudando nos últimos dias e me agradaram os jogadores jovens. Gostei muito de Francisco Marchant (atacante de 19 anos, joia do clube), principalmente. Lucas Cepeda (atacante da Seleção Chilena) é um jogador importante. Há bons zagueiros, como Alan Saldivia e Emiliano Amor”.
“Gosto de ter times que saibam tratar a bla, mas que não se importe de jogar em bolas longas se necessário. Gosto de times compactos, ordenados e organizados. Isso é importante no futebol atual junto à intensidade. São os pontos que marcam minha forma de jogar”, apontou Zé ao As Chile.
O ex-técnico do Cruzeiro também mostrou-se ansioso com a possibilidade de comandar o meio-campista Arturo Vidal, ex-Flamengo, Barcelona, Juventus, Inter de Milão Bayern de Munique. Ele também lembrou da presença de outro ídolo da Seleção Chilena no Colo Colo, que também atuou pelo Flamengo: o lateral-direito Maurício Isla.
“Seria um grande desafio dirigi-lo (Vidal). Ele jogou no Flamengo. Também passou por aqui Maurício Isla, lateral-direito, que foi um pouco melhor. São dois jogadores com muita personalidade e experiência. Nos ajudariam bastante caso eu chegue no Colo Colo.”
Zé Ricardo, ao As Chile
Relembre passagem de Zé Ricardo pelo Cruzeiro
Zé Ricardo teve números ruins durante a curta passagem pelo Cruzeiro em 2023. Em pouco mais de dois meses de trabalho, foi demitido. Ele assumiu o time celeste na 11ª posição do Brasileiro, com 27 pontos, e tinha a missão de levar a Raposa à Copa Sul-Americana, mas pouco fez para atingir esse objetivo.
À época, o comandante não resistiu à série negativa da equipe, que havia entrado na zona de rebaixamento. Ele deixou o Cruzeiro na 17ª posição, com 38 pontos. Ao todo, foram três vitórias, dois empates e cinco derrotas (36,66% de aproveitamento).
A derrota por 1 a 0 para o vice-lanterna Coritiba, na Vila Capanema, em Curitiba, pela 34ª rodada da Série A, foi o estopim para o fim da passagem de Zé pela Toca 2. O Cruzeiro foi muito apático no jogo que ficou marcado por invasão de torcedores no gramado e uma verdadeira ‘batalha campal’.
Depois disso, Zé só trabalhou no Goiás, em 2024, e no Criciúma, em 2025. Em ambos, foi demitido após poucos jogos. Foram nove vitórias, seis empates e uma derrota em 16 partidas à frente do Esmeraldino; sob o comando do Criciúma, ele conquistou nove vitórias, oito empates e sofreu tres derrotas em 25 partidas.