O Cruzeiro comunicou, nesta sexta-feira (29/8), que o zagueiro João Marcelo está completamente recuperado de lesão ligamentar no joelho direto. Assim, o departamento médico do clube perde – em um bom sentido – uma peça e dá opção defensiva ao técnico Leonardo Jardim.
João Marcelo não entra em campo desde 2 de fevereiro, na vitória por 3 a 1 sobre o Uberlândia, ainda pela quinta rodada do Campeonato Mineiro, quando sofreu lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito. Na época, atuava como titular ao lado de Fabrício Bruno, o que fez com que o departamento de futebol buscasse outra peça.
Poucos dias depois, em 14 de fevereiro, o Cruzeiro anunciou a contratação de Mateo Gamarra. O zagueiro pertencente ao Athletico-PR assinou contrato por empréstimo até o fim da temporada. Entretanto, não convenceu Leonardo Jardim e fez apenas cinco jogos.
O não aproveitamento do reforço voltou a trilhar os passos da diretoria celeste no mercado de transferências. Há cerca de dois meses, Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), detalhou que o comandante português havia solicitado um zagueiro. Agora, o treinador pode contar com João Marcelo.
Atualmente, a dupla de titulares da Raposa no setor defensivo é composta por Fabrício Bruno e Lucas Villalba. Jonathan Jesus aparece como terceira opção, enquanto Gamarra fecha a lista.
Quando João Marcelo se lesionou, o Cruzeiro era comandado por Wesley Carvalho, interino que assumiu a pasta logo após a demissão de Fernando Diniz. Portanto, de forma curiosa, o defensor nunca atuou sob a liderança de Leonardo Jardim, anunciado pela Raposa em 4 de fevereiro.
Departamento médico do Cruzeiro
Sem João Marcelo, o departamento médico do Cruzeiro tem apenas dois atletas: o jovem zagueiro Janderson, de 19 anos, e o experiente lateral-direito Fagner, de 36 anos.
Janderson rompeu o ligamento cruzado anterior e o menisco durante treinamento em maio e precisou passar por cirurgia. A expectativa é que ele retorne apenas para a próxima temporada.
Fagner fraturou a fíbula da perna direita no empate sem gols com o CRB, em 30 de julho, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, o lateral celeste sofreu forte entrada de William Pottker já aos 47 minutos do segundo tempo.
O defensor cumpre cronograma de recuperação, baseado em tratamento conservador, isso é, sem a necessidade de intervenção cirúrgica. O processo é menos complexo, e o Cruzeiro pode ter Fagner apto em outubro.
Antes de João Marcelo, o volante Matheus Henrique havia deixado o departamento médico da Raposa. Foram três meses de recuperação de lesão no menisco do joelho direito. Desde o retorno, o atleta de 27 anos atuou em sete partidas.