O Cruzeiro anunciou, nesta terça-feira (2/9), a contratação de Kauã Moraes. O jovem lateral-direito de 18 anos, que chega para reforçar a equipe principal, pertencia ao Athletico-PR e assinou em definitivo com a Raposa até o fim de agosto de 2030.
A diretoria celeste não havia expressado o desejo de ter outro lateral-direito. Conforme relatado pelo próprio Athletico-PR, o Cruzeiro demonstrou interesse em Kauã Moraes ainda em julho e arcou com a multa rescisória de R$ 10 milhões para tirá-lo do clube paranaense.
✍ SEJA BEM-VINDO, 𝗞𝗔𝗨𝗔̃ 𝗠𝗢𝗥𝗔𝗘𝗦! O lateral-direito chega ao Cabuloso com contrato válido até o fim de agosto de 2030!
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) September 2, 2025
Deixe sua mensagem de boas-vindas para o Kauã, Nação Azul! 👇 pic.twitter.com/1rTiBj7h2C
Clima ruim entre Cruzeiro e Athletico-PR
A conduta da Raposa no mercado desagradou o Furacão, que, nessa segunda-feira (1º/9), emitiu nota de repúdio e prometeu buscar reparação nas ‘instâncias competentes’.
Segundo o Athletico-PR, Pedro Junio, vice-presidente da Raposa, teria prometido a Mario Celso Petraglia, presidente do Furacão, que não depositaria a multa. Pelo acordo, a diretoria rubro-negra também teria assegurado que o clube estrelado teria preferência de comprar o atleta na próxima janela.
Recentemente, alegou o Athletico-PR, havia um acordo em andamento com Kauã Moraes e representantes para a renovação contratual. Pelo fato de o Cruzeiro ter supostamente interrompido o negócio em fase final, a equipe paranaense finalizou o comunicado prometendo ação nos órgãos competentes.
Ao No Ataque, Petraglia disse que Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, ‘deu a sua palavra e não cumpriu… Ficamos acertados que em Janeiro negociaríamos o jogador! Já entraram na política do futebol que palavra dada nada vale”.
Carreira de Kauã Moraes
Kauã Moraes chega ao Cruzeiro para a equipe profissional. De início, será o reserva imediato de William. Fagner se recupera de fratura na fíbula da perna direita e está entregue ao departamento médico.
O atleta está em Belo Horizonte desde o último fim de semana e, conforme apurado pelo No Ataque, foi aprovado nos exames médicos e já assinou contrato.
O lateral iniciou a carreira nas categorias de base do Palmeiras e, em 2025, transferiu-se ao Athletico-PR para integrar a equipe sub-20. Ao longo da temporada, Kauã Moraes se destacou e assumiu a titularidade na lateral esquerda da equipe principal do clube paranaense – são 16 jogos, dois gols e uma assistência no profissional.
Quem o Cruzeiro contratou?
Nesta janela de transferências, o Cruzeiro também contratou os atacantes Luis Sinisterra – empréstimo do Bournemouth, da Inglaterra – e Keny Arroyo – em definitivo do Besiktas, da Turquia -, além do volante Ryan Guilherme – em definitivo do Fortaleza.