O Cruzeiro anunciou, nesta terça-feira (2/9), a contratação de Ryan Guilherme. O volante de 22 anos que pertencia ao Fortaleza já havia desembarcado em Belo Horizonte em 24 de agosto para finalizar os trâmites da negociação e assinou contrato em definitivo com o clube estrelado até o fim de 2029.
Buscar um volante no mercado não estava nos planos iniciais da diretoria celeste, que define a chegada de Ryan Guilherme como uma ‘oportunidade’. Isso porque se trata de um jovem atleta – que pode dar retorno técnico e financeiro – que não exigiu um alto investimento.
✍ SEJA BEM-VINDO, 𝗥𝗬𝗔𝗡 𝗚𝗨𝗜𝗟𝗛𝗘𝗥𝗠𝗘! O Cruzeiro assinou contrato com o jovem volante até o fim de 2029! 🦊
— Cruzeiro 🦊 (@Cruzeiro) September 2, 2025
Deixe sua mensagem de boas-vindas para o Ryan, Nação Azul! 👇 pic.twitter.com/qGOdkU88fM
Nesta janela, o Cruzeiro já anunciou as contratações dos atacante Luis Sinisterra – empréstimo do Bournemouth, da Inglaterra – e Keny Arroyo – em definitivo do Besiktas, da Turquia. O lateral-direito Kauã Moraes, vindo do Athletico-PR, deve ser oficialiado em breve.
Quem é Ryan Guilherme?
Nascido no Rio de Janeiro, Ryan Guilherme iniciou a carreira profissional no Boavista, em 2021, mesmo ano em que se transferiu ao Fortaleza para atuar nas categorias de base. Em 2022, o volante teve outra breve passagem pelo Boavista até retornar ao Laion.
Entre 2023 e 2022, o atleta colecionou passagens de empréstimo por Boavista, Operário Ferroviário e Volta Redonda. No fim de 2024, Ryan Guilherme assinou contrato de empréstimo com o Leiria, de Portugal, para a primeira experiência internacional. Foram 29 jogos, um gol e três assistências até se reapresentar no Fortaleza, em junho deste ano.
No início de agosto, a equipe tricolor fechou um acordo com o Royal Antwerp, da Bélgica, para ceder Ryan Guilherme, novamente por empréstimo, até junho de 2026. Reviravolta no negócio, entretanto, fez o Fortaleza desistir da movimentação.
Em 29 de julho, o volante chegou a ser relacionado para a derrota por 2 a 1 para o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, o técnico Renato Paiva optou por não utilizá-lo. Assim, Ryan Guilherme nunca atuou pela equipe principal do Fortaleza, com a qual tem contrato até dezembro de 2028.
Concorrências no Cruzeiro
Ryan Guilherme atua preferencialmente como primeiro volante. Terá, portanto, concorrência direta de Lucas Romero e Walace no Cruzeiro. Lucas Silva, Matheus Henrique e Murilo Rhikman fazem a função de segundo volante, enquanto Christian tem atuado na ponta direita.