CRUZEIRO

Reforço do Cruzeiro, Ryan Guilherme se diz realizado: ‘Sonho de criança’

Inscrito no BID, Ryan Guilherme está apto a disputar o Brasileiro, mas não as quartas da Copa do Brasil; assim pode estrear pelo Cruzeiro diante do Bahia

Compartilhe

Acertado com o Cruzeiro até o fim de 2029, o volante Ryan Guilherme celebrou o vínculo. Oficialmente anunciado nesta terça-feira (2/9), o volante de 22 anos, que pertencia ao Fortaleza, disse estar realizado pela nova fase.

“Sonho de criança sendo realizado. Só Deus para fazer algo tão grandioso na minha vida”, escreveu o atleta no Instagram, minutos após ser oficializado.

Ryan Guilherme atua preferencialmente como primeiro volante. No Cruzeiro, terá concorrência direta de Lucas Romero e Walace. Lucas Silva, Matheus Henrique e Murilo Rhikman fazem a função de segundo volante, enquanto Christian tem atuado na ponta direita.

A expectativa do volante é ter mais minutos em campo. No Fortaleza, equipe que que detinha a maioria dos direitos econômicos do atleta, Ryan Guilherme nunca atuou como profissional. Em 29 de julho, o volante chegou a ser relacionado para a derrota por 2 a 1 para o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, o técnico Renato Paiva optou por não utilizá-lo.

Entre 2022 e 2023, o volante colecionou passagens de empréstimo por Boavista, Operário Ferroviário e Volta Redonda. No fim de 2024, assinou contrato de empréstimo com o Leiria, de Portugal, para a primeira experiência internacional. Foram 29 jogos, um gol e três assistências até se reapresentar no Fortaleza, em junho deste ano.

No início de agosto, a equipe tricolor fechou um acordo com o Royal Antwerp, da Bélgica, para ceder Ryan Guilherme, novamente por empréstimo, até junho de 2026. Reviravolta no negócio, entretanto, fez o Fortaleza desistir da movimentação. O volante não atua desde 16 de maio, na derrota por 2 a 0 para o Tondela, pela 34ª rodada da Segunda Liga.

Quando Ryan Guilherme pode estrear pelo Cruzeiro?

O Regulamento Específico (REC) da Copa do Brasil impede que Ryan Guilherme esteja disponível para o próximo jogo do Cruzeiro, contra o Atlético, em 11 de setembro, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela volta das quartas de final da competição nacional.

Isso porque a competição admite que clubes inscrevam atletas até o último horário do dia que precede o início da participação do clube em cada fase da competição. E a Raposa estreou nas quartas em 27 de agosto, dias antes do anúncio do volante, na vitória por 2 a 0 sobre o Galo, na Arena MRV.

Inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ryan Guilherme está apto a disputar o Brasileiro. Assim, pode estar entre os relacionados para o jogo com o Bahia, em 15 de setembro, às 20h, na Fonte Nova, em Salvador, pela 23ª rodada.

Compartilhe
Sair da versão mobile