CRUZEIRO

Lucas Silva: ‘No Cruzeiro, pude mudar a minha vida e da minha família’

Capitão celeste falou ainda sobre identificação com o clube e revelou ter sido elogiado por Leonardo Jardim à diretoria

Compartilhe
google-news-logo

O que o Cruzeiro representa para Lucas Silva? “Tudo”. É assim que o capitão define sua relação e identificação com o clube. Em entrevista ao Cruzeiro Cast, o camisa 16 se declarou à Raposa e contou como o time mineiro mudou a sua vida e da sua família.

“O Cruzeiro praticamente representa tudo. Eu cheguei aqui na base, me desenvolvi, cresci como homem, como profissional. Vim de uma família classe média baixa e, com o Cruzeiro e o meu trabalho, com o meu crescimento, o Cruzeiro também me abrindo as portas, pude mudar a história da minha vida, da minha família, proporcionando para eles tudo o que eles sempre mereceram”.

Para o volante de 32 anos, cujo contrato se encerra em dezembro de 2027, o sentimento que fica por tudo é o de gratidão. Ele contou que sempre passa um filme em sua cabeça por toda a história conquistada e desenhada com o Cruzeiro.

“Muito grato, muito feliz ao Cruzeiro por tudo. Desde o dia em que cheguei, em março de 2007, até tudo o que eu passei aqui, sempre vai passar um filme na minha cabeça, de todos os momentos, altos e baixos, de títulos, de perder título, de ser cobrado, de ser elogiado, de ser um cria da Toca e hoje ser referência aqui no Cruzeiro e também como capitão.”

Lucas Silva em participação no CruzeiroCast - (foto: Reprodução)
Lucas Silva em participação no Cruzeiro Cast(foto: Reprodução)

Orgulho da camisa e reconhecimento de Jardim

Lucas falou também sobre algo que chamou sua atenção nos bastidores do clube. Ao mencionar o carinho da torcida e da diretoria, revelou o reconhecimento vindo do técnico celeste, Leonardo Jardim.

“É muita responsabilidade que tenho comigo. Muito orgulho, muita honra de vestir essa camisa. De olhar pra trás, de ter uma história, uma identificação aqui no Cruzeiro, de proporcionar isso para os garotos da base, de ter esse reconhecimento da torcida, de ter também esse carinho do presidente e da diretoria”.

“E algo que me chamou atenção do mister também de falar isso com a diretoria. De que ‘o Lucas representa muito para o Cruzeiro, representa muito para o grupo'”.

‘Promessa’ ao clube

Para além de apenas retribuição, a identificação com o clube e o orgulho de vestir a camisa estrelada falam alto na história de Lucas Silva com o Cruzeiro. Justamente por isso, o capitão celeste fez uma promessa.

“Pra mim, é tudo. O Cruzeiro mudou a minha vida e eu também quero dar a minha vida pelo Cruzeiro, até quando eu estiver dentro de campo.”

Lucas Silva, capitão do Cruzeiro

Pedro Lourenço, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, e Lucas Silva, volante - (foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Pedro Lourenço, sócio majoritário da SAF do Cruzeiro, e Lucas Silva, volante(foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Lucas Silva no Cruzeiro

Cria da base do Cruzeiro, Lucas Silva defendeu o time principal em três passagens: 2012 a 2014, 2017 a 2019 e desde 2024. Em 302 jogos (157 vitórias, 80 empates e 65 derrotas), o meio-campista marcou nove gols.

Lucas conquistou os Campeonatos Brasileiros de 2013 e 2014; as Copas do Brasil de 2017 e 2018; e os Campeonatos Mineiros de 2014, 2018 e 2019.

Em 2025, o jogador se consolidou no meio-campo ao lado do argentino Lucas Romero, parceiro de longa data na Toca da Raposa. Os dois atuaram juntos no clube de 2017 a 2019, reencontrando-se em 2024.

Passagem pelo Real Madrid

Em 2015, quando estava perto de completar 22 anos e vivia grande momento na carreira, Lucas Silva foi vendido pelo Cruzeiro ao Real Madrid por 14 milhões de euros (mais de R$ 40 milhões na época).

Embora não tenha se firmado no clube espanhol, sobretudo em função da saída de Carlo Ancelotti e a chegada de Rafa Benítez, o volante teve a oportunidade de construir sua independência financeira com os valores envolvidos no contrato de cinco anos.

Na Europa, Lucas Silva foi emprestado ao Olympique de Marselha, da França. Posteriormente, retornou ao Brasil para atuar pelo Cruzeiro e também no Grêmio.

Compartilhe
google-news-logo