Na goleada por 21 a 0 sobre o Araguari, nesse sábado (20/9), pela primeira rodada do Campeonato Mineiro Feminino, estrearam com a camisa do Cruzeiro a goleira Leilane e a volante paraguaia Monse Ayala. E como foram as atuações da dupla?
Técnico das Cabulosas, Jonas Urias mudou todo o time para a estreia no Estadual. Assim, deu oportunidades a jogadoras pouco ou nada acionadas. São os casos de Leilane e Monse Ayala. A arqueira veste a camisa celeste desde o início da temporada e foi relacionada para 10 confrontos – de 25 possíveis. A volante, por sua vez, chegou a Belo Horizonte no início de agosto e esteve no banco em sete oportunidades.
Leilane
Diante do Araguari, ambas iniciaram como titulares. Leilane substituiu Camila Rodrigues, que, assim como a zagueira Isa Haas e a volante Lorena Bedoya, aproveita férias – o trio atuou na Copa América Feminina e não pôde descansar no mesmo momento que as demais atletas. A arqueira de 20 anos, terceira opção em toda a temporada, ‘passou na frente’ de Taty Amaro, que assinou pré-contrato com o Santos e não permanecerá no Cruzeiro em 2026.
Superior, o Cruzeiro fez o que era esperado: ditou o ritmo da partida, controlou a posse de bola e sufocou o Araguari. Sem qualquer arma para colocar em xeque o favoritismo celeste, as Guerreiras da Comarca não desceram com grande perigo em momento algum. Leilane, portanto, teve vida fácil e não precisou se esticar.
Monse
No meio-campo, Monse Ayala mostrou ‘bola’ e atuou por todo o confronto. Devido à disparidade do confronto, a volante pouco teve que exibir os atributos como marcadora – apesar de ter exercido a função em alguns momentos. Em termos ofensivos, deu bons passes, arrastou a marcação e marcou dois gols.
Aos 25 minutos do primeiro tempo, bola cruzada por Miriã passou por Lelê e sobrou para a volante. Livre, a estreante da tarde encontrou o gol aberta, já que a goleira Fabiana havia caído para bloquear a primeira tentativa celeste. Posteriormente, aos 23 minutos do segundo tempo, Monse recebeu de Pri Back na entrada da área, chutou de primeira e marcou o 12º tento do Cruzeiro.
Cruzeiro no Mineiro
O Cruzeiro é o líder do Campeonato Mineiro Feminino, com os mesmos três pontos que o América, que triunfou diante do Itabirito. É justamente o grande saldo de gols que dá à Raposa a liderança do Estadual.
As Cabulosas voltam a campo no próximo sábado (27/9), quando visitam o Valadares no Mamudão, em Governador Valadares, às 15h, pela segunda rodada do Mineiro.