CRUZEIRO

Cruzeiro: o gesto de gratidão de Villalba a técnico que o ajudou a virar profissional

Villalba, do Cruzeiro, contou como o treinador Diego Restituto colaborou para a sua formação enquanto atleta profissional

O zagueiro Lucas Villalba, do Cruzeiro, relembrou o início da sua carreira e das pessoas imprescindíveis para que ele trilhasse o caminho que o levou ao futebol profissional.

O argentino falou com muito carinho de Diego Restituto, treinador que contribuiu para o seu começo no futebol e foi o responsável por levá-lo para um teste no Independiente.

Como forma de demonstrar gratidão, Villalba convidou Diego para assistir a treinos e jogos do Cruzeiro em Belo Horizonte. Pela lembrança do jogador, o técnico acompanhou a vitória da Raposa sobre o Internacional por 2 a 1.

“Tínhamos um treinador do bairro, que conseguiu uma possibilidade de fazer um teste no Independiente. Eu o convidei para vir aqui (neste ano), para compartilhar esse momento. Ele foi parte do meu início, então o trouxe para assistir ao treino e conhecer o CT aqui no Cruzeiro. Depois, aos 18 anos tive a minha primeira experiência no profissional, nunca vou esquecer aquele 2 de setembro de 2012”.

Lucas Villalba, em entrevista ao Cruzeiro Cast

No dia 2 de setembro de 2012, Villalba substituiu Cristian Tula e estreou como profissional, na derrota do Independiente para o Godoy Cruz por 2 a 1, em jogo pelo Campeonato Argentino.

Trajeto de bicicleta e cuidado com problemas pessoais

A influência do ex-técnico não se resume às quatro linhas. O zagueiro cruzeirense contou que a figura do treinador foi importante no tocante a questões como moradia, transportes e até mesmo problemas inerentes à vida pessoal dos atletas. Villalba relembrou os percalços da época e ressaltou a relevância do técnico naquele contexto.

“Quando nós fomos, tínhamos 12 anos, ele nos levou para competir em um time que já é da própria AFA (Associação de Futebol Argentino), em que já há a possibilidade de pensar no sonho, então por isso que eu também convidei a ele para poder ser parte fazer parte também de todo esse processo que hoje já é uma realidade”.

“Foi como um agradecimento, pois ele se preocupava, pegava a molecada com a bicicleta e fazia um caminho de 20 quilômetros para levar ao treino, treinava todos. Tinha uma casa que não era tão grande, mas todos dormiam e no outro dia ele nos levava ao jogo”.

Villalba sobre o primeiro técnico

“Uma pessoa que lidava com tantos problemas que cada menino tinha em casa, seja com família, problemas sociais, etc., era um espaço para sairmos desta realidade e nos levar para o futebol. Então ele, Diego Restituto, é uma das pessoas importantes”.

Villalba no Cruzeiro

No Cruzeiro desde fevereiro de 2024, Villalba já disputou 73 jogos e marcou dois gols. Considerado “baixo” para a posição de zagueiro – 1,77m de altura –, o argentino de 31 anos se destaca pela boa saída de bola, passes verticais e lançamentos, além de ser bastante firme nos desarmes e interceptações.

Também utilizado como lateral-esquerdo, Villalba tem contrato com o Cruzeiro até dezembro de 2026. O clube investiu R$ 8 milhões em sua contratação, considerando valor de empréstimo e compra dos direitos econômicos. Ele pertencia ao Argentinos Juniors.

Compartilhe
Sair da versão mobile