O Cruzeiro comunicou, em 9 de setembro, que assinou pré-contrato com Néiser Villareal, jovem colombiano de 20 anos. Pela primeira vez desde o anúncio, a torcida celeste poderá testemunhá-lo em campo. Isso porque o atacante estreará com a Seleção Colombiana no Campeonato Mundial Sub-20 nesta segunda-feira (29/9).
A partir das 20h, a Colômbia encara a Arábia Saudita no Estadio Fiscal de Talca, na cidade homônima, no Chile, pela primeira rodada do Grupo F do Mundial.
Villarreal se destacou no Sul-Americano da modalidade no início do ano. Titular nos nove jogos da equipe nacional, fez oito gols e distribuiu quatro assistências, tornando-se o atleta com mais participações em gols na competição. Pelo histórico do atacante, a tendência é que atue como titular diante da Arábia Saudita.
O Mundial Sub-20 conta com 24 equipes, divididas em seis grupos de quatro. As duas primeiras colocadas de cada chave e as quatro melhores terceiras colocadas avançam ao mata-mata.
E o Brasil no Mundial Sub-20?
No Mundial Sub-20, o Brasil integra o grupo C, ao lado de Espanha, Marrocos e México. Os comandados do técnico Ramon Menezes estrearam no torneio nesse domingo (28/9), com empate por 2 a 2 com o México, no Estádio Nacional do Chile, em Santiago. O resultado colocou a equipe nacional em terceiro, com um ponto.
A Seleção Brasileira volta a campo nesta quarta-feira (1º/10), às 20h, contra o Marrocos, no mesmo local, pela segunda rodada do Mundial. O adversário da vez lidera a chave, com três pontos – na estreia, também no domingo, derrotou a Espanha por 2 a 0.
Outros representantes do Cruzeiro no Mundial
Além de Villareal, o Cruzeiro tem quatro representantes no Mundial Sub-20. Representam a Seleção Brasileira o goleiro Otávio, o zagueiro Bruno Alves, o volante Murilo Rhikman e o meio-campista Rhuan Gabriel – os três primeiros atuaram diante do México.
Quem é Villareal?
Villarreal nasceu em 24 de abril de 2005, em Tumaco, na Colômbia. Ainda aos 17 anos, em 2022, o atacante se acertou com o Millonarios para atuar na equipe sub-20. Destaque, o atleta subiu ao time principal logo na temporada seguinte, quando atuou em campo três vezes.
Em 2025, Alberto Gamero, então treinador do Millonarios, convocou o jovem para 12 partidas. Villarreal participou de todas, sempre como reserva, e distribuiu uma assistência. Na atual temporada, o atacante ganhou mais rodagem: fez 15 jogos, sendo 13 como titular, e deu três passes para gols. Ele ainda não marcou pela equipe colombiana.
Villarreal quase atuou no Vasco
Em 2025, Villarreal quase fechou com o Vasco. Segundo o jornalista colombiano Pipe Sierra, o Millonarios havia aceitado uma proposta de 4 milhões de dólares (cerca de R$ 22,8 milhões na cotação da época) pelo atacante.
A diretoria vascaína se retirou da negociação após o jogador e seus representantes terem “sumido” com o aceite da equipe colombiana.
Polêmica no Millonarios
Também neste ano, o Villarreal se envolveu em polêmica com o próprio clube. Em agosto, apareceu em uma live vestindo a camisa do América de Cali, adversário do Millonarios.
A conduta, é claro, não pegou bem entre torcedores e diretoria, que optou por não mais utilizá-lo no semestre. Logo em seguida, o atacante publicou um comunicado no Instagram pedindo desculpas. Segundo ele, vestiu o uniforme porque foi presenteado por José Cavadía, companheiro da Seleção Colombiana Sub-20.
Quando Villarreal jogou pela última vez?
Villarreal entrou em campo pela última vez em 19 de junho, na derrota por 2 a 1 para o Santa Fe, pela sexta rodada da Liga Colombiana Apertura. Desde então, o Millonarios fez 12 partidas, pela Liga Clausura e pela Copa da Colômbia.