Campeão da Série B com o Cruzeiro em 2022. Edu estreou pelo Montanhês, time amador de Ervália, neste domingo (19/10). Com o atacante como principal reforço para a fase decisiva do Campeonato Regional da Liga Atlética Ubaense (LAU), o time da Zona da Mata foi derrotado pelo Nacional no jogo de ida das quartas de final, por 1 a 0, em Senador Firmino.
“Jogo de 180 minutos Na primeira batalha, saímos em desvantagem. Agora, os próximos 90 minutos são em casa. É decisão. Vamos lutar até o fim, com garra, com raça e com o apoio da nossa torcida Nada está definido. A história ainda está sendo escrita”, publicou o Montanhês, anunciando a partida de volta das quartas de final, neste domingo (26/10), às 15h, em Ervália.
Edu atua no futebol de várzea antes de voltar gramados pelo Rio Branco, do Espírito Santo. Ele vai defender o clube no Campeonato Capixaba de 2026.
O centroavante de 32 anos está sem clube profissional desde que deixou o Cuiabá em julho deste ano. Na oportunidade, ele anunciou que pararia de jogar para cuidar do corpo e da mente.
Edu viveu o auge da carreira no Cruzeiro
As melhores temporadas da carreira de Edu ocorreram no início da atual década. Em 2021, o atacante fez 33 jogos, marcou 17 gols e deu uma assistência pelo Brusque. Nesse ano, ele foi o artilheiro da Série B.
Na temporada de 2022, Edu teve o maior desafio da carreira: ajudar o Cruzeiro a retomar o caminho das vitórias e conseguir o acesso à elite do Campeonato Brasileirão. E o camisa 9 cumpriu o desafio.
Edu foi o artilheiro do Cruzeiro naquele ano, com 22 gols em 48 jogos. O atacante ainda contribuiu com quatro assistências. Ele viu esse período goleador ser coroado com o acesso à Série A e o título da Segunda Divisão.
Carreira de Edu após a saída do Cruzeiro
Depois do Cruzeiro, Edu defendeu, em ordem: Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos; Coritiba; Cerro Porteño, do Paraguai; Goiás; e Cuiabá.
Em 2025, fez 21 jogos, marcou três gols e deu três assistências. O atacante passou pelo Goiás e pelo Cuiabá nos primeiros meses da temporada.