FUTEBOL MINEIRO

Técnico do Mirassol foi auxiliar do Cruzeiro e obteve acesso com time do interior de Minas

Treinador tem feito temporada de sucesso com a equipe do interior de São Paulo; time é o quarto colocado, com 52 pontos

Compartilhe
google-news-logo

Considerado a sensação do Campeonato Brasileiro, o Mirassol é treinado por Rafael Guanaes. Ele foi auxiliar do Cruzeiro em 2022 e conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro com o Tombense em 2021.

No Cruzeiro, Guanaes trabalhou como auxiliar técnico de Paulo Pezzolano em 2022. Na temporada, a Raposa triunfou na Série B do Campeonato Brasileiro e retornou à elite do futebol brasileiro.

Na edição, o time somou 78 pontos – 23 vitórias, nove empates e seis derrotas. No geral, foi a quarta melhor campanha de uma equipe vencedora, abaixo de Corinthians (85 pontos em 2008), Portuguesa (81 pontos em 2011) e Palmeiras (79 pontos em 2013).

O Cruzeiro teve o melhor ataque (57 gols), a melhor defesa (26 gols sofridos, mesmo número do Grêmio), foi o melhor mandante (15 vitórias, 3 empates, 1 derrota) e o melhor visitante (8 vitórias, 6 empates, 5 derrotas).

Acesso da Série C para a B

Já no Tombense, Guanaes atuou como técnico entre 2021 e 2022. Na equipe, ele escreveu o nome na história ao garantir o acesso inédito à Série B.

A equipe do interior de Minas terminou a primeira fase da Série C com 27 pontos, na segunda posição do Grupo A, com seis vitórias, nove empates e três derrotas.

Na segunda fase, fechou com 11 pontos em seis partidas, com três vitórias, dois empates e uma derrota.

Na decisão da Série C, o Tombense enfrentou o Ituano e perdeu por 4 a 1 no placar agregado dos jogos de ida (1 a 1) e volta (derrota por 3 a 0).

Carreira de Rafael Guanaes

Nascido em São Paulo, Rafael Guanaes, de 44 anos, já foi jogador de futebol profissional. Ele atuou por Nacional-SP e Joseense – que era presidido na época por seu pai, Nelson Guanaes.

Como técnico, Guanaes dirigiu o Joseense de 2010 a 2014. Posteriormente, passou por União São João, São Carlos, Monte Azul, Votuporanguense, Athletico-PR, Sampaio Corrêa, Novorizontino, Operário-PR e Atlético-GO.

Ele foi campeão campeão da Copa Paulista de 2018 pelo Votuporanguense. No Athletico-PR, venceu o Campeonato Paranaense em 2019.

Campanha do Mirassol

O time do interior paulista faz uma temporada surpreendente, visto que disputa a Série A pela primeira vez. O Mirassol é o quarto colocado da tabela, com 52 pontos.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, a equipe tem 97,1% de probabilidade de se classificar à Copa Libertadores .

Em entrevista, Guanaes ressaltou o desejo de disputar a Libertadores, feito esse que está próximo de se concretizar. “A gente está sonhando com essa Libertadores. Todo mundo aqui quer disputar a Libertadores. A gente está com fome disso”.

Um dos aspectos positivos do Mirassol é o desempenho dentro de casa. O aproveitamento de 77,78% é idêntico ao de Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro.

Em 15 jogos no Estádio José Maria de Campos Maia, o MFC venceu 10 e empatou cinco.

Lateral na briga pela artilharia

boa campanha do Mirassol no Brasileiro tem evidenciado alguns destaques individuais. Um deles é o lateral-esquerdo Reinaldo, ex-São Paulo e Grêmio.

Aos 36 anos, o experiente jogador se destacado não somente nos atributos básicos da própria posição – como defender e realizar cruzamentos -, mas na arte de marcar gols.

Ao balançar a rede na vitória por 3 a 0 sobre o São Paulo, nesse domingo (19/10), pela 29ª rodada, Reinaldo chegou a 11 tentos na competição.

Compartilhe
google-news-logo