O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, comentou e endossou publicamente a entrevista coletiva do treinador do Cruzeiro, Leonardo Jardim, na qual ele critica a arbitragem e a falta de organização do futebol brasileiro. O comandante do Verdão afirmou que tenta alertar sobre os problemas do esporte nacional desde que chegou ao Brasil, em outubro de 2020.
Abel iniciou a coletiva de imprensa elogiando o conterrâneo, com quem já trabalhou: “Ainda agora estava a ouvir o meu conterrâneo, a quem eu admiro, com quem eu já trabalhei. Cheguei a ser adjunto dele, eu era treinador da equipe B do Sporting e ele era o treinador principal”, disse.
Em seguida, o português do Palmeiras alinhou-se aos comentários de Jardim.
“Ele disse muito bem que veio para usufruir do futebol brasileiro, falou de forma dura sobre arbitragem, sobre o sindicato de jogadores, sobre os gramados, sobre o calendário. Eu quero dizer a ele, ao meu amigo Leonardo de Jardim, que isto é algo que eu faço desde o primeiro dia que eu cheguei. Portanto, quando cheguei aqui disse mais de uma vez que estava aqui para valorizar o Palmeiras e valorizar também o futebol brasileiro. Acho que ele realmente falou de forma correta, mas não depende de nós treinadores.”
Cobrança por profissionalização
Abel Ferreira cobrou uma postura mais ativa dos dirigentes que comandam o futebol brasileiro, pedindo que tomem “decisões difíceis”, e criticou a falta de profissionalização da arbitragem:
“Depende de quem decide tomar decisões difíceis que tornem o futebol brasileiro mais fácil no futuro. E como ele disse muito bem, não é possível um conjunto de (árbitros) amadores, não é por responsabilidade deles, não sei se é só isso, se torná-los profissionais ou não, mas é algo que é muito profundo.”
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras
Apelo para que o “mister” seja ouvido
Abel fez um alerta final, pedindo para que as queixas de Leonardo Jardim sejam ouvidas, algo que ele sente ter sido ignorado em seus primeiros anos no país.
“Eu cheguei aqui parece que durante estes quatro ou cinco anos eu andava uma luta sozinho onde me chamavam sempre de chato, reclama de tudo. Espero que vocês ouçam o que o mister Leonardo Jardim disse com toda a experiência dele, é um treinador que eu admiro e mais que um treinador que eu admiro é uma pessoa que eu aprendi e que eu gosto dele, é uma pessoa de valores” afirmou.