O Cruzeiro anunciou nesta terça-feira (4/11) a contratação de Fred Cascardo para ser o novo diretor de futebol das categorias de base do clube. Ele trabalhará ao lado do diretor geral Adilson Batista no processo de formação de jovens atletas no clube.
“É um sentimento de muita alegria estar em um clube da grandeza do Cruzeiro. Agradeço ao presidente, Pedro Lourenço, ao Pedro Junio e ao Paulo Pelaipe, que me fizeram o convite e apresentaram este grande projeto. É com satisfação que estarei ao lado do Adilson Batista no comando das categorias de base que são referência no futebol brasileiro e mundial”, disse o dirigente, em entrevista ao site oficial do Cruzeiro.
No Cruzeiro, Fred Cascardo trabalhará no setor administrativo da Toca da Raposa I e irá contribuir para o desenvolvimento e formação dos jovens atletas.
“A gente acredita que, com esse trabalho em conjunto com todos aqueles que aqui já estão, poderemos continuar formando grandes atletas. Tenho certeza que a Nação Azul terá o retorno que ela sempre espera do nosso trabalho. O desafio é grande, mas com muita dedicação, muita entrega, vamos colher frutos em breve”, concluiu Cascardo.
Fred Cascardo: carreira
Fred é formado em Educação Física pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Complementou sua formação com cursos de Gestão do Futebol na CBF Academy e de Coordenação Técnica pela Universidade do Futebol.
A experiência de Cascardo abrange diversas funções, como analista de desempenho, preparador físico, treinador, coordenador e diretor de futebol. O primeiro trabalho dele em uma grande equipe de Minas Gerais ocorreu em 2008, no Atlético.
Fred permaneceu na base do Galo até 2017. No ano seguinte, se transferiu para o Vasco, clube no qual trabalhou até 2019. Na sequência, teve curta passagem pelo Desportivo Brasil, de São Paulo.
O trabalho de maior destaque de Cascardo foi no América. Ele chegou ao clube em 2019 para atuar nas categorias de base. Seu bom desempenho o elevou à direção de futebol profissional em 2022, ano em que o Coelho disputou a Copa Libertadores e, no ano seguinte, a Copa Sul-Americana.
Em agosto deste ano, Fred Cascardo foi demitido pelo América por causa do risco de rebaixamento do time à Série C.