CRUZEIRO

Kaiki valoriza ‘passagem de bastão’ de três gerações na lateral esquerda do Cruzeiro

Apesar da curta trajetória como profissional, Kaiki disse que espera contribuir para o crescimento do prata da casa Kauã Prates

Um dos destaques da campanha do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro, Kaiki comentou o processo de evolução como lateral-esquerdo. Efetivado no elenco principal desde 2022, o jogador de 22 anos citou o aprendizado com Marlon, dono anterior da posição na Raposa, e a dedicação diária para se consolidar na equipe titular do técnico Leonardo Jardim.

“Marlon é um amigo que me ajudou bastante quando ele estava aqui. Conversei com ele um pouco no jogo [vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Grêmio, em Porto Alegre, na rodada passada do Brasileirão]. Mas a minha evolução é no dia a dia”, iniciou o jovem, nesta sexta-feira (7/11), em entrevista na Toca da Raposa 2.

“São anos de trabalho para demonstrar a minha evolução. Tudo é fruto da dedicação que tive no passado. Acredito que evolui mentalmente e na parte defensiva, além da bagagem que ganhei jogo a jogo”, acrescentou.

Elogios a Kauã Prates

Apesar da curta trajetória como jogador profissional, Kaiki espera contribuir para o crescimento de Kauã Prates.

Também revelado pela base celeste, o garoto de 17 anos é o reserva imediato da lateral esquerda do Cruzeiro e já foi acionado por Leonardo Jardim em nove partidas na temporada, sendo três como titular.

“Ainda somos dois garotos. Kauã é um cara sensacional e tem tudo para vencer”, exaltou Kaiki.

Trajetória de Kaiki no Cruzeiro

Natural de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Kaiki atuou nas categorias de base do Cruzeiro de 2018 a 2022 – do time sub-15 ao sub-20.

Ele subiu definitivamente ao elenco principal em 2022, quando o Cruzeiro disputava a Série B do Campeonato Brasileiro pela terceira temporada consecutiva. Naquele ano, participou de seis jogos na campanha do acesso da Raposa à elite nacional sob o comando do técnico Paulo Pezzolano.

No ano seguinte, conquistou o Sul-Americano Sub-20 e disputou a Copa do Mundo da categoria com a Seleção Brasileira. Foram 12 jogos com a ‘Amarelinha’ na base.

Foi em 2025 que Kaiki conquistou a titularidade absoluta da lateral esquerda do Cruzeiro. Antes mesmo da saída de Marlon para o Grêmio, em abril deste ano, o jovem se consolidou na posição e ganhou a confiança do técnico Leonardo Jardim.

Na temporada 2025, o lateral tem um gol e quatro assistências em 43 jogos pelo Cruzeiro.

Ao todo, ele disputou 83 jogos pelo Cruzeiro, com dois gols e cinco assistências.

Marlon no Cruzeiro

Marlon chegou a Belo Horizonte em 2023, logo assumiu a titularidade e se destacou na campanha do Brasileiro daquele ano. Iniciou bem a temporada seguinte, mas, assim como o time, caiu de produção. Desde então, tem sido questionado.

A relação com a torcida piorou quando o lateral-esquerdo passou a curtir fotos do Grêmio nas redes sociais no início deste ano. Depois, na semifinal do Estadual, diante do América, perdeu pênalti. Na última janela de transferências, chamou a atenção de alguns clubes, mas a Raposa não abriu mão dele justamente por acreditar em retomada, o que não ocorreu.

Marlon acumula 100 partidas com a camisa celeste, além de quatro gols e sete assistências. Ele tem contrato com a Raposa até o fim de 2026.

Cruzeiro no Campeonato Brasileiro

Terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro chegou a 63 pontos e praticamente assegurou a vaga na Copa Libertadores de 2026. A seis rodadas do fim, as chances de título são de apenas 3,4%.

A Raposa está a a dois pontos do Flamengo e a cinco do Palmeiras, segundo e primeiro colocados da Série A. Os concorrentes ainda têm um jogo a menos que o time mineiro.

Neste domingo (9/11), o Cruzeiro volta a campo contra o Fluminense, às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é o sétimo colocado, com 50 pontos.

Compartilhe
Sair da versão mobile