A reta final da temporada 2025 é o principal foco do lateral-esquerdo Kaiki. Um dos destaques do time comandado por Leonardo Jardim, o defensor de 22 anos deixou em segundo plano conquistas individuais como transferência para o futebol europeu e convocação à Seleção Brasileira.
“Neste momento, estou focado no Cruzeiro. Este final de temporada é muito importante para todos. Estar focado neste objetivo é essencial para conquistar o que queremos”, assegurou o defensor, nessa sexta-feira (7/11), em entrevista na Toca da Raposa 2.
O ‘objetivo’ citado por Kaiki é a classificação direta do Cruzeiro à fase de grupos da Copa Libertadores de 2026 via Campeonato Brasileiro. Bicampeã continental, a Raposa está próxima de consolidar matematicamente o retorno à competição continental – disputou pela última vez em 2019.
No entanto, a proximidade da vaga na Libertadores não faz Kaiki ‘sonhar’ com o título do Campeonato Brasileiro.
“Todo mundo tem um sonho. Todo mundo quer ser campeão, mas estamos focados nos nossos objetivos”, ressaltou o lateral, que também tem a chance de conquistar a Copa do Brasil em 2025 – o Cruzeiro é semifinalista e enfrenta o Corinthians, nos dias 10 e 14 de dezembro, por vaga na decisão.
Cruzeiro no Campeonato Brasileiro
Terceiro colocado do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro chegou a 63 pontos e praticamente assegurou a vaga na Copa Libertadores de 2026. A seis rodadas do fim, as chances de título são de apenas 3,4%.
A Raposa está a a dois pontos do Flamengo e a cinco do Palmeiras, segundo e primeiro colocados da Série A. Os concorrentes ainda têm um jogo a menos que o time mineiro.
Neste domingo (9/11), o Cruzeiro volta a campo contra o Fluminense, às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é o sétimo colocado, com 50 pontos.
Trajetória de Kaiki no Cruzeiro
Natural de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Kaiki atuou nas categorias de base do Cruzeiro de 2018 a 2022 – do time sub-15 ao sub-20.
Ele subiu definitivamente ao elenco principal em 2022, quando o Cruzeiro disputava a Série B do Campeonato Brasileiro pela terceira temporada consecutiva. Naquele ano, participou de seis jogos na campanha do acesso da Raposa à elite nacional sob o comando do técnico Paulo Pezzolano.
No ano seguinte, conquistou o Sul-Americano Sub-20 e disputou a Copa do Mundo da categoria com a Seleção Brasileira. Foram 12 jogos com a ‘Amarelinha’ na base.
Foi em 2025 que Kaiki conquistou a titularidade absoluta da lateral esquerda do Cruzeiro. Antes mesmo da saída de Marlon para o Grêmio, em abril deste ano, o jovem se consolidou na posição e ganhou a confiança do técnico Leonardo Jardim.
Na temporada 2025, o lateral tem um gol e quatro assistências em 43 jogos pelo Cruzeiro.
Ao todo, ele disputou 83 jogos pelo Cruzeiro, com dois gols e cinco assistências.