O ex-árbitro Paulo César de Oliveira considerou correta a não expulsão de Matheus Pereira por lance com Facundo Bernal no empate sem gols entre Cruzeiro e Fluminense, nesse domingo (9/11), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Na interpretação do especialista em arbitragem do Grupo Globo, o camisa 10 do Cruzeiro só acertou o rosto do meia do Fluminense devido a uma falta sofrida no início da jogada.
“Tem a ação do Matheus Pereira, mas ele está fazendo a proteção. Ele sofre um calço ali por baixo. Ele toma uma banda do Bernal na disputa da bola e é desequilibrado. O primeiro contato é embaixo”, iniciou PC, em análise no Fechamento SporTV.
“Matheus Pereira está fazendo um movimento normal, protegendo. E quando ele toma esse rapa por baixo, ele acaba desequilibrando e atingindo o Bernal”, acrescentou.
Paulo César também explicou em quais cenários Matheus Pereira deveria ter sido expulso no lance. Contextualmente, o jogador celeste já estava amarelado no momento em que atingiu o rosto do uruguaio.
“Se ele estivesse com a posse de bola, fosse fazer um movimento de proteção e deixasse o braço diretamente no Bernal, seria amarelo. Se tivesse a ação de gatilho, cartão vermelho”, disse.
“Mas o contato ocorreu exatamente porque Matheus sofre a falta embaixo. Quando ele sofre a falta embaixo, ele é desequilibrado. Inclusive, ele se levanta e continua na jogada. Depois tem a queda do Bernal”, concluiu.
Lance entre Matheus Pereira e Bernal
Aos 46 minutos do primeiro tempo, Matheus Pereira, ao ser chutado por baixo, atingiu Bernal com o cotovelo na altura da sobrancelha. Depois do desenrolar da jogada, o atleta do Fluminense caiu no gramado com o supercílio sangrando.
O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (PE) utilizou o recurso do VAR para checar a intensidade e a intencionalidade do toque, mas, após a revisão, decidiu não aplicar nenhuma punição ao jogador do Cruzeiro.
Wagner Reway, responsável pelo VAR, disse: “Foi acidental”.
Rodrigo José Pereira de Lima concluiu: “Acho que o braço dele bate no rosto do jogador porque ele é calçado, está vendo? É o ponto de equilíbrio dele. Para mim é sem cartão amarelo nem vermelho, ok?”.
Cruzeiro e Fluminense no Brasileirão
Com o resultado, o Cruzeiro chegou a 64 pontos e se manteve na terceira colocação do Campeonato Brasileiro.
Já classificada à Copa Libertadores, a equipe do técnico Leonardo Jardim está a quatro pontos de Flamengo e Palmeiras, primeiro e segundo colocados do Brasileirão.
O Fluminense é o sétimo colocado, com 51 pontos, um a menos que o Botafogo, último clube do G6, grupo de classificação à Libertadores.
Próximos jogos de Cruzeiro e Fluminense
O Cruzeiro volta a campo contra o Juventude somente após a Data Fifa. No dia 20 de novembro (quinta-feira), a Raposa encara o Juventude, às16h, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 34ª rodada.
Já o Fluminense tem clássico contra o Flamengo em 19 de novembro (quarta-feira), às 21h30, no Maracanã, no Rio de Janeiro, também pela 34ª rodada da Série A.