O jornal AS, da Espanha, publicou matéria na qual aborda as dificuldades enfrentadas pelo atacante João Mendes, filho de Ronaldinho Gaúcho, em sua curta trajetória no futebol. “Com apenas 20 anos, sua carreira tem sido uma montanha-russa desde o início”, destacou o periódico.
O título da reportagem é “Ronaldinho Jr. titubeia” (“Ronaldinho Jr. se tambalea“), no sentido que sua carreira não decolou. O jornal ainda lembrou os filhos de Maldini, Gudjohnsen e Zidane para explicar a dificuldade de se firmar no futebol de alto rendimento.
João Mendes abordou o assunto em entrevista à BBC. “Não sinto pressão. Sempre tive claro que eu sou eu e ele (Ronaldinho Gaúcho) é ele… É normal que me vejam como seu filho, mas isso não afeta a maneira como eu jogo. Não me importo em absoluto”, explicou.
Sobre o início da carreira de João Mendes, o AS informou que ele passou pela base do Cruzeiro, “onde surgiu craques como Ronaldo”, destacando o histórico de revelações da Raposa.
João Mendes: Cruzeiro, Barcelona e Inglaterra
João Mendes tem no currículo passagem pelo Cruzeiro. Iniciou em 2019 na Toca da Raposa I, onde passou pelas categorias Sub-13, Sub-15 e Sub-17.
Em fevereiro de 2022, o Cruzeiro optou por não renovar com o atleta. Depois de deixar a Raposa, ele assinou com o Barcelona.
Na Espanha, ele não rendeu o esperado e acabou se transferindo para o Burnley na temporada 2024/25.
De acordo com o site Ogol, João Mendes disputou cinco jogos pelo Sub-21 do Burnley, colaborando com dois gols e duas assistências. Sem acordo para sua continuidade, ele deixou o clube. Hoje, defende o Hull City.