Futebol Nacional

Artilheiro pelo Cruzeiro estreia em time de várzea com gol em campo de terrão

Aos 32 anos, atacante Edu mantém a forma em times de várzea antes de retorno ao futebol profissional: 'Onde tudo começou'

Sem clube na reta final da temporada 2025, o atacante Edu mantém a forma em times de várzea pelo Brasil. Nesse domingo (16/11), o ex-centroavante do Cruzeiro estreou pelo Elenco Fabuloso na vitória sobre o Império, no Campo Alvorada, em São Gonçalo-RJ, pelo Campeonato Miriambi.

Nas redes sociais, Edu celebrou o retorno às origens. “Hoje é em onde tudo começou”, publicou o jogador de 32 anos, citando o Bairro Jardim Miiambi, em São Gonçalo, que dá nome ao torneio amador.

Em outubro, Edu defendeu o Montanhês, time amador de Ervália-MG. Ele reforçou a equipe da Zona da Mata na fase decisiva do Campeonato Regional da Liga Atlética Ubaense (LAU).

Edu atua no futebol de várzea antes de voltar gramados pelo Rio Branco, do Espírito Santo. Ele vai defender o clube no Campeonato Capixaba de 2026.

O centroavante de 32 anos está sem clube profissional desde que deixou o Cuiabá em julho deste ano. Na oportunidade, ele anunciou que pararia de jogar para cuidar do corpo e da mente.

Edu viveu o auge da carreira no Cruzeiro

As melhores temporadas da carreira de Edu ocorreram no início da atual década. Em 2021, o atacante fez 33 jogos, marcou 17 gols e deu uma assistência pelo Brusque. Nesse ano, ele foi o artilheiro da Série B.

Na temporada de 2022, Edu teve o maior desafio da carreira: ajudar o Cruzeiro a retomar o caminho das vitórias e conseguir o acesso à elite do Campeonato Brasileirão. E o camisa 9 cumpriu o desafio.

Edu foi o artilheiro do Cruzeiro naquele ano, com 22 gols em 48 jogos. O atacante ainda contribuiu com quatro assistências. Ele viu esse período goleador ser coroado com o acesso à Série A e o título da Segunda Divisão.

Carreira de Edu após a saída do Cruzeiro

Depois do Cruzeiro, Edu defendeu, em ordem: Dibba Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos; Coritiba; Cerro Porteño, do Paraguai; Goiás; e Cuiabá.

Em 2025, fez 21 jogos, marcou três gols e deu três assistências. O atacante passou pelo Goiás e pelo Cuiabá nos primeiros meses da temporada.

Compartilhe
Sair da versão mobile