Multicampeão pelo Cruzeiro com seis taças do Campeonato Mineiro, duas do Brasileiro e duas da Copa do Brasil, o ex-volante Henrique segue colecionando títulos aos 40 anos.
Nesse domingo (23/11), o Figueirense conquistou a Copa Santa Catarina ao vencer o Joinville, de virada, por 2 a 1, no Estádio Orlando Scarpelli. O ex-jogador do Cruzeiro é hoje auxiliar técnico do Figueira, cargo que assumiu em agosto deste ano.
Com a inédita conquista na função, Henrique postou diversas fotos demonstrando a taça no Instagram. Diante da celebração do amigo, ninguém menos que o atacante Neymar, do Santos, reagiu na rede social.
“Parabéns, irmão. Merece demais!”, escreveu o jogador, que recebeu centenas de curtidas.
Henrique como auxiliar técnico
Henrique pendurou as chuteiras oficialmente em dezembro de 2023, após três anos enfrentando problemas no joelho direito. A última partida do jogador foi em 2020 justamente pelo Cruzeiro.
No clube celeste, Henrique conquistou dois Campeonatos Brasileiros (2013 e 2014), duas Copas do Brasil (2017 e 2018) e seis Campeonatos Mineiros (2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019).
Ao todo, o ex-volante disputou 524 jogos com a camisa celeste e balançou as redes 27 vezes.
A carreira como auxiliar técnico começou no fim de 2024, quando foi contratado pelo Pouso Alegre, no interior de Minas.
Neste ano, Henrique assumiu o Pouso Alegre como treinador interino após a demissão de Igor Guerra, em janeiro, durante o Campeonato Mineiro.
Henrique comandou o Dragão do Mandu em seis partidas: cinco do Estadual – incuindo um empate sem gols diante do Atlético -; e uma da primeira fase da Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Athletico-PR (derrota por 2 a 0).