O Cruzeiro promoveu nesta segunda-feira (1/12) o coordenador de scouting, Joaquim Pinto, para o cargo de diretor esportivo e o gerente administrativo de futebol da Raposa, Rodrigo Ramos, à função de gerente executivo de futebol.
Joaquim Pinto tem formações acadêmicas em scouting, alto rendimento esportivo, coaching desportivo, além de curso de treinador. No início da carreira, atuou como técnico em categorias de base do Vilanovense, do Coimbrões, do Feirense e do Salgueiros – no último, também foi coordenador técnico.
Em 2009, assinou contrato com o Benfica para integra a equipe de prospecção. Entre 2012 e 2019, foi coordenador da área. Depois, tornou-se senior scout do clube. Para a temporada 2024/25, fechou com o Spartak Moscou. Lá, atuou como diretor de scouting e diretor esportivo interino.
Em junho deste ano, assumiu como coordenador de scouting do Cruzeiro. Partiu dele o mapeamento de atletas que chegaram ao clube, casos dos atacantes Keny Arroyo, Luis Sinisterra e Néiser Villarreal. Agora, assume a direção esportiva depois da saída de Paulo Pelaipe.
Rodrigo Ramos
Contratado pelo Cruzeiro em dezembro do ano passado, Ramos tem larga experiência, com passagens por Athletico-PR, Vasco, Vila Nova-GO, Ponte Preta, São Paulo, São Carlos e Grêmio Esportivo Sãocarlense.
Ele também já foi ‘convocado’ pela CBF para apoiar a organização e planejamento de amistosos da Seleção Brasileira Sub-20, em 2018.
É formado em Administração de Empresas pela UNOPAR (Universidade Norte do Paraná), em 2018.
Ramos atua no futebol desde 1999. Ele começou a carreira no extinto Grêmio Esportivo Sãocarlense.
Em 2012, foi supervisor de futebol do São Carlos Futebol Clube. De 2015 a 2018, trabalhou na Ponte Preta como coordenador operacional de futebol profissional.
Assumiu, em 2019, o cargo de gerente de futebol do Vila Nova-GO, mas saiu logo em seguida para ser coordenador administrativo e de logística do São Paulo.
Em 2021, aceitou convite para ser supervisor de futebol do Vasco. Antes de chegar ao Cruzeiro, de março de 2022 a agosto de 2024, atuou como gerente de futebol do Athletico-PR.