Um novo ângulo de filmagem do gol marcado pelo atacante Memphis Depay, do Corinthians, levanta polêmica ao indicar que o jogador holandês poderia ter usado a mão para dominar a bola antes de marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão, nessa quarta-feira (10/12), pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil.
O gol foi marcado aos 21 minutos do primeiro tempo. A jogada se desenrolou em um contra-ataque: Breno Bidon lançou para o peruano André Carrillo, que cruzou para Yuri Alberto. O atacante escorou para Depay concluir – a imagem sugere que o corintiano teria dominado com o braço antes de finalizar para o gol.
Em suas redes sociais, Leonardo Jardim, treinador do Cruzeiro, repostou o vídeo com o lance.
Veja abaixo:
Parece que tocou na mão do Memphis no gol do Corinthians.
— Paulo Caravina (@soudoapito) December 11, 2025
Se tocou, mesmo que acidental, por ser do jogador que fez o gol, tinha que ser anulado.
pic.twitter.com/hWKLjOaXxq
Na transmissão pela TV, não foi disponibilizada imagem atrás do gol para os telespectadores. O vídeo que surgiu agora mostra a suposta irregularidade no gol do Timão. Nem o árbitro de campo, Anderson Daronco, nem a equipe do VAR perceberam o possível erro e o gol foi validado.
Em entrevista após a partida, Memphis Depay não falou sobre a jogada.
“Primeira parte é muito importante. Um jogo difícil, porque o time do Cruzeiro é bom. Mas ganhamos um gol e defendemos bem. Os zagueiros estavam muito concentrados. Agora relaxar, descansar, recuperar e se preparar para o próximo jogo,” disse o holandês à TV Globo.
Após a partida, Leonardo Jardim até comentou o desempenho da arbitragem, mas não citou a possível irregularidade. Ele reclamou do pouco tempo de bola rolando: “Jogo muito parado, jogamos menos de um tempo”.
Situação de Cruzeiro x Corinthians
Com o resultado, o Cruzeiro precisa da vitória na partida de volta. Veja os cenários possíveis:
- Se a Raposa vencer pela diferença de um gol, a decisão será levada para os pênaltis.
- Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o time mineiro avança diretamente para a final.
- Qualquer empate ou derrota celeste garante a vaga na final para o Timão.
A partida de volta será disputada no próximo domingo (14/12), a partir das 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo. O classificado enfrentará Vasco ou Fluminense na final da Copa do Brasil.