Comentaristas de arbitragem, Renata Ruel, da ESPN, e Paulo Caravina, especialista independente, avaliaram que houve irregularidade no gol marcado pelo Corinthians na vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0, no Mineirão, nessa quarta-feira (10/12), pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.
“Por essa imagem, a bola toca no braço do Memphis, no gol do Corinthians contra o Cruzeiro. Se a bola tocar no braço, mesmo que tenha tocado na cabeça antes, mesmo que tenha sido de forma acidental, o gol tem que ser anulado pela regra. O VAR precisa agir nesse tipo de lance”, disse Ruel.
Por essa imagem a bola toca no braço do Memphis, no gol do Corinthians contra o Cruzeiro.
— Renata Ruel (@RuelRenata) December 11, 2025
Se a bola tocar no braço, mesmo que tenha tocado na cabeça antes, mesmo que tenha sido de forma acidental, o gol tem que ser anulado pela regra.
O VAR precisa agir nesse tipo de lance. pic.twitter.com/SzU33JnDrX
Já Paulo Caravina opinou: “Parece que tocou na mão do Memphis no gol do Corinthians. Se tocou, mesmo que acidental, por ser do jogador que fez o gol, tinha que ser anulado”.
Em seguida, ele foi enfático e cravou: “O que deveria indignar a todos, além do gol irregular, é que as câmeras dos influenciadores são mais bem posicionadas do que as do VAR. Futebol brasileiro é uma várzea. Outro dia foi o Corinthians, hoje foi o Cruzeiro e amanhã pode ser o seu time”, disse Caravina.
O que deveria indignar a todos, além do gol irregular, é que as câmeras dos influenciadores são mais bem posicionadas do que as do VAR.
— Paulo Caravina (@soudoapito) December 11, 2025
Futebol Brasileiro é uma várzea.
Outro dia foi o Corinthians, hoje foi o Cruzeiro e amanhã pode ser o seu time 🤷🏾♂️
pic.twitter.com/ZvlsnP348y
Um novo ângulo de filmagem do gol marcado pelo atacante Memphis Depay, do Corinthians, levantou polêmica ao indicar que o jogador holandês poderia ter usado a mão para dominar a bola antes de marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no Mineirão.
O gol foi marcado aos 21 minutos do primeiro tempo. A jogada se desenrolou em um contra-ataque: Breno Bidon lançou para o peruano André Carrillo, que cruzou para Yuri Alberto. O atacante escorou para Depay concluir – a imagem sugere que o corintiano teria dominado com o braço antes de finalizar para o gol.
Situação de Cruzeiro x Corinthians
Com o resultado, o Cruzeiro precisa da vitória na partida de volta. Veja os cenários possíveis:
- Se a Raposa vencer pela diferença de um gol, a decisão será levada para os pênaltis.
- Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o time mineiro avança diretamente para a final.
- Qualquer empate ou derrota celeste garante a vaga na final para o Timão.
A partida de volta será disputada no próximo domingo (14/12), a partir das 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo. O classificado enfrentará Vasco ou Fluminense na final da Copa do Brasil.