COPA DO BRASIL

Cruzeiro: as opções para substituir Romero na decisão contra o Corinthians

Cruzeiro e Corinthians se enfrentam no jogo de volta da semifinal neste domingo (14/12), a partir das 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo

Compartilhe
google-news-logo

Amarelado na derrota por 1 a 0 para o Corinthians, no Mineirão, o volante Lucas Romero será desfalque do Cruzeiro na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil, neste domingo (14/12), às 18h, na Neo Química Arena. O técnico da Raposa, Leonardo Jardim, terá o desafio de substituir à altura o argentino, jogador mais combativo da equipe.

A substituição mais natural é a entrada de Walace, que chegou à Toca da Raposa II em 2024 por R$ 36 milhões. Ele, inclusive, foi titular no empate por 1 a 1 com o Ceará, no último dia 29, pelo Campeonato Brasileiro, justamente ocupando a vaga do argentino, que também estava suspenso.

Apesar de ser a escolha mais óbvia, Jardim pode optar por outro nome no setor devido à oscilação e à baixa produtividade do ex-jogador da Udinese. Contratado com o status de maior ladrão de bolas do Campeonato Italiano, Walace ainda não conseguiu mostrar suas credenciais à torcida do Cruzeiro.

Outra possibilidade é a entrada de Matheus Henrique, recuperado de uma fratura na costela. Ele, contudo, não tem a característica de primeiro volante, sendo jogador mais eficiente no passe e na saída de bola do que na marcação. Dessa forma, a presença dele ao lado de Lucas Silva pode deixar o meio-campo mais redundante e com menos proteção defensiva.

Depois de chegar à Toca no ano passado cercado de grandes expectativas, Matheus Henrique sofreu com lesões (primeiro no menisco do joelho direito e, mais recentemente, na costela). A falta de ritmo – ele fez apenas um jogo de 90 minutos nos últimos três meses – é um fator que pesa contra ele na concorrência pela vaga.

Outras alternativas do Cruzeiro

Ryan Guilherme e Japa são jogadores do setor que podem estar nos planos, mas, como tiveram poucas oportunidades ao longo do ano, a tendência é que permaneçam no banco, repetindo o que ocorreu no primeiro jogo, no Mineirão. O primeiro atuou apenas três vezes com a camisa celeste, enquanto o segundo disputou cinco duelos na temporada.

Mudança tática no Cruzeiro?

Opção mais ousada de Jardim pode ser o recuo de Cristhian para compor a dupla de volantes com Lucas Silva, abrindo espaço para um jogador mais adiantado no meio-campo. Nessa configuração, Eduardo e Sinisterra são os mais cotados para começar o jogo, com destaque para o brasileiro.

Se quiser ser ainda mais ofensivo, o técnico português poderia escalar Gabigol, formando quarteto ofensivo com Kaio Jorge, Matheus Pereira e Arroyo. No entanto, essa opção é considerada improvável, pois desequilibraria o sistema defensivo da equipe. Gabi deve ser opção para o segundo tempo.

Corinthians x Cruzeiro

Com a derrota no Gigante da Pampulha, o Cruzeiro precisa da vitória na partida de volta. Veja os cenários possíveis:

  • Se a Raposa vencer pela diferença de um gol, a decisão será levada para os pênaltis.
  • Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o time mineiro avança diretamente para a final.
  • Qualquer empate ou derrota celeste garante a vaga na final para o Timão.

A partida de volta será disputada no próximo domingo (14/12), a partir das 18h, na Neo Química Arena, em São Paulo. O classificado enfrentará Vasco ou Fluminense na final da Copa do Brasil.

Compartilhe
google-news-logo