Corinthians motivado, Neo Química Arena lotada, desvantagem celeste no placar… São muitos os fatores que indicam que o Cruzeiro terá o maior desafio da temporada neste domingo (14/12), a partir das 18h, em São Paulo, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil.
O time liderado pelo treinador Leonardo Jardim precisará voltar a ser competitivo para vencer o jogo por pelo menos dois gols de diferença e sair de campo com a vaga na final da competição. Vitória estrelada por um tento a mais leva a decisão para os pênaltis.
A Raposa vai em busca da reviravolta quatro dias depois de ter perdido em casa por 1 a 0, com desempenho que frustrou os cruzeirenses que lotaram o Mineirão. Coletivamente, o time celeste mostrou pouco futebol e foi superado em quase todos os quesitos (tático, técnico e anímico) pelo adversário paulista.
A esperança do torcedor do Cruzeiro está depositada no desempenho do time como visitante. Na Copa do Brasil, venceu Vila Nova, CRB e Atlético longe dos seus domínios. No Brasileirão, o time teve a terceira melhor campanha fora de casa, com seis vitórias, nove empates e quatro derrotas.
Cruzeiro ou Corinthians enfrentará na final o vencedor do duelo entre Fluminense e Vasco. O Gigante da Colina bateu o Tricolor no jogo de ida por 2 a 1. O duelo de volta ocorre neste domingo, no Maracanã, às 20h30.
Corinthians x Cruzeiro: onde assistir à partida
- Globo (TV aberta)
- Premiere (pay-per-view)
- SporTV (TV fechada)
- Globoplay (streaming)
- Amazon Prime Video (streaming)
Corinthians
O time paulista chega com moral para o jogo decisivo depois de anular e vencer o Cruzeiro no Mineirão. Por causa do bom resultado fora de casa, o Corinthians se classifica com um empate.
Com dores no tornozelo esquerdo, o volante Raniele segue em recuperação e ainda é dúvida para a partida. Já Yuri Alberto sente desconforto na região do adutor da perna esquerda, mas deve ir para o jogo.
- Escalação do Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez, Maycon, André Carrillo, Breno Bidon (Garro); Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Dorival Júnior
Cruzeiro
O Cruzeiro busca recuperar a confiança e o futebol para sonhar com a final da Copa do Brasil. Para o jogo decisivo, o técnico Leonardo Jardim não contará com dois titulares: o zagueiro Lucas Villalba, com lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, e o volante Lucas Romero, suspenso.
O substituto natural de Villalba para o jogo de volta é Jonathan Jesus. Para a vaga de Romero, Walace é o favorito. Ele, inclusive, foi titular no empate por 1 a 1 com o Ceará, no último dia 29, pelo Campeonato Brasileiro, justamente ocupando a vaga do argentino, que também estava suspenso.
Apesar de ser a escolha mais óbvia, Jardim pode optar por outro nome no setor devido à oscilação e à baixa produtividade do ex-jogador da Udinese. Matheus Henrique, recuperado de uma fratura na costela, também é cotado para começar. Ele, contudo, não tem a característica de primeiro volante, sendo um jogador mais eficiente no passe e na saída de bola do que na marcação. Dessa forma, a presença dele ao lado de Lucas Silva pode deixar o meio-campo mais redundante e com menos proteção defensiva.
Ryan Guilherme e Japa correm por fora. Opção mais ousada de Jardim pode ser o recuo de Cristhian para compor a dupla de volantes com Lucas Silva, abrindo espaço para um jogador mais adiantado no meio-campo. Nessa configuração, Eduardo e Sinisterra são os mais cotados para começar o jogo, com destaque para o brasileiro.
- Escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan e Kaiki; Walace (Matheus Henrique ou Eduardo) e Lucas Silva; Matheus Pereira, Christian e Arroyo; Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim
Corinthians x Cruzeiro: personagens
“O Cruzeiro é uma equipe com muitas qualidades, muitas. Então todo cuidado é pouco, e será ainda maior no jogo de domingo. Teremos que ter essa consciência. Foi um jogo muito igual, com certeza teremos um jogo similar no final de semana. Sinceramente, é uma vantagem muito importante, mas se a gente entrar em campo pensando em defendê-la, vamos correr um risco muito grande. Precisaremos de um algo a mais para consolidar nossa classificação.”
Dorival Júnior, técnico do Corinthians
“Eu acredito que esta equipe, que ao longo do ano ganhou muitos jogos fora de casa, pode também ganhar deste adversário e se classificar. Por isso, é importante focar, recuperar bem e fazer um jogo [de alto nível] no domingo.”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Corinthians x Cruzeiro: arbitragem
- Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
- Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
- VAR: Rafael Traci