CRUZEIRO

Cruzeiro acerta contratação de Tite: veja detalhes e tempo de contrato

A partir de 2026, comissão técnica do Cruzeiro será liderada por Tite, ex-técnico da Seleção Brasileira, que substitui Leonardo Jardim

Foto do autor
Compartilhe
google-news-logo

Adenor Leonardo Bachi, o Tite é o novo técnico do Cruzeiro. O gaúcho, de 64 anos, iniciará os trabalhos à frente da Raposa em janeiro de 2026, quando a equipe se reapresenta. Ele chega a Belo Horizonte para ocupar o espaço deixado por Leonardo Jardim, que se despediu do clube celeste nessa segunda-feira (15/12).

Tite desembarcou na capital mineira na manhã desta terça-feira (16) para os acertos finais, em reunião com Pedro Lourenço, sócio majoritário da Raposa. Depois dos últimos ajustes, o treinador assinou com o Cruzeiro contrato até dezembro do ano que vem.

O técnico chega com a missão de dar prosseguimento ao bom trabalho desenvolvido por Leonardo Jardim e contribuir para com o planejamento da próxima temporada, quando a Raposa terá pela frente Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Copa Libertadores – torneio que não disputa desde 2019.

O estilo de jogo de Tite é conhecido principalmente pela solidez defensiva. Passes curtos e triangulações também são características do treinador. Nesses aspectos, há certa similaridade com Leonardo Jardim, que construiu um time letal – aproveitava chances cruciais e tinha a recuperação de bola e a transição ofensiva como principais armas.

Será a primeira vez que Tite vestirá as cores do Cruzeiro. O treinador passou pela capital mineira em 2005, ano em que comandou o Atlético em 21 partidas.

Leia também: No Cruzeiro, Tite volta ao futebol em alta após pausa para cuidar da saúde

A carreira de Tite

A carreira de Tite é extensa: em 25 anos, envolve 14 clubes, além da Seleção Brasileira (por sete anos). Guarani, Caxias, Veranópolis, Ypiranga e Juventude foram as primeiras experiências do ex-volante como treinador.

Em 2001, ele assumiu o Grêmio, primeiro grande clube da carreira. Posteriormente, também liderou São Caetano, Corinthians, Atlético, Palmeiras, Al Ain (Emirados Árabes), Internacional, Al Wahda (Emirados Árabes) e Flamengo.

Entre as principais conquistas de Tite estão duas edições do Campeonato Brasileiro, duas da Copa do Brasil, uma da Copa Libertadores, uma do Mundial de Clubes, uma da Copa Sul-Americana e uma da Copa América.

Tite estava fora do mercado desde abril de 2025, quando chegou a acordo verbal com o Corinthians, mas desistiu de assumir o comando time após sofrer uma crise de ansiedade. Na ocasião, o técnico decidiu fazer uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental.

Nos últimos meses, Tite foi procurado por clubes – como Santos e Fortaleza – e por seleções (a Federação Venezuelana de Futebol sondou o treinador), mas entendeu que ainda não era hora para voltar. .Em 22 de novembro, ele anunciou que estava recuperado e pronto para trabalhar novamente no futebol.

Títulos de Tite

  • Campeonato Carioca 2024, com o Flamengo
  • Copa América 2019, com a Seleção Brasileira
  • Recopa Sul-Americana 2013, com o Corinthians
  • Campeonato Paulista 2013, com o Corinthians
  • Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2012, com o Corinthians
  • Copa Libertadores 2012, com o Corinthians
  • Campeonato Brasileiro 2011 e 2015, com o Corinthians
  • Copa Suruga Bank 2009, com o Internacional
  • Copa Sul-Americana 2008, com o Internacional
  • Copa do Brasil 2001, com o Grêmio
  • Campeonato Gaúcho 2000, com o Caxias; 2001, com o Grêmio; e 2009, com o Inter

Leonardo Jardim no Cruzeiro

Jardim assinou contrato com o Cruzeiro em fevereiro deste ano – por duas temporadas. Substituto de Fernando Diniz, não conseguiu manter o time na disputa do Campeonato Mineiro e caiu na semifinal, para o América. Antes de organizar a equipe, o comandante português lidou com outra eliminação, dessa vez na Copa Sul-Americana.

No Campeonato Brasileiro, o elenco engrenou. Não à toa, encerrou a participação na Série A em terceiro lugar na classificação, o que garantiu ao clube vaga na próxima edição da Copa Libertadores – torneio que a Raposa não disputa desde 2019.

Na Copa do Brasil, a equipe se despediu na semifinal, para o Corinthians.

O treinador alegou questões pessoais e retorna a Portugal com 55 jogos pelo Cruzeiro, sendo 26 vitórias, 18 empates e 11 derrotas, o que configura aproveitamento de 58,2%.

Compartilhe
google-news-logo