O Cruzeiro definiu que não renovará os contratos do meia Eduardo, do atacante Yannick Bolasie e do zagueiro Gamarra. Os três jogadores foram reservas nesta temporada sob o comando do técnico Leonardo Jardim.
Apesar da decisão já ter sido tomada pela diretoria, a oficialização da saída dos atletas deve ocorrer somente após o anúncio da contratação do novo técnico. Tite já está em Belo Horizonte para assinar contrato com a Raposa.
Desempenho no Cruzeiro
- Bolasie: 33 jogos na temporada – quatro gols e três assistências
- Eduardo: 51 partidas na temporada – cinco bolas nas redes e um passe decisivo
- Gamarra: 5 jogos na temporada
Bolasie e a segunda passagem pelo Brasil
O atacante congolês Bolasie completou sua segunda temporada no futebol brasileiro. Em 2024, ele defendeu o Criciúma, clube no qual participou de 36 partidas, marcou oito gols e distribuiu quatro assistências.
Conhecido por ser comunicativo, o atleta viralizou nas redes sociais e conquistou milhares de seguidores brasileiros.
Seu extenso currículo inclui clubes como Hillingdon Borough, Plymouth Argyle, Rushden & Diamonds, Barnet, Bristol City, Crystal Palace, Everton, Aston Villa e Middlesbrough (Inglaterra); Floriana (Malta); Anderlecht (Bélgica); Sporting (Portugal); Caykur Rizespor (Turquia); e Swansea City (País de Gales).
A carreira de Eduardo
O meia Eduardo foi revelado pelo Desportivo Brasil e possui passagens por clubes importantes do cenário nacional e internacional.
No Brasil, atuou por Ituano, Fluminense, Grêmio Prudente e teve seu melhor momento no Botafogo.
No exterior, defendeu Estoril, Porto (Portugal), Nice (França), Al-Hilal (Arábia Saudita), Shabab Al-Ahli e Al-Ahli (Emirados Árabes Unidos).
O melhor desempenho do meia no Brasil ocorreu no Botafogo (entre 2022 e 2024), clube pelo qual disputou 98 partidas, marcou 23 gols e deu 12 assistências. A temporada de maior destaque do meio-campista foi a de 2023, quando entrou em campo 49 vezes, anotou 12 tentos e deu sete passes decisivos.
Gamarra volta ao Paraguai
Gamarra foi contratado pelo Athletico-PR no início da temporada de 2024 por R$ 17 milhões – terceira maior contratação do clube paranaense na época – junto ao Olimpia, do Paraguai, mas não teve bom desempenho.
Em 2024, o zagueiro fez 36 partidas, marcou um gol e não se firmou como titular. A dupla de zaga do Athletico-PR na campanha que terminou no rebaixamento à Série B foi Caíque Rocha e Thiago Heleno. Em 2025, foi reserva do Cruzeiro. Agora, ele voltará ao Paraguai para defender as cores do Olimpia.