O Cruzeiro está em negociações avançadas para anunciar Tite como substituto de Leonardo Jardim no comando técnico do time.
O treinador gaúcho foi procurado pela diretoria do Cruzeiro e gostou do projeto apresentado.
Para definir os últimos detalhes, Tite é esperado em Belo Horizonte nesta manhã de terça-feira (16/12) para se reunir com o empresário Pedro Lourenço, dono de 90% da SAF do Cruzeiro.
Pedrinho irá inaugurar uma loja do Supermercados BH na região do Barreiro e depois deve se encontrar com Tite.
A informação foi confirmada ao No Ataque pelo próprio empresário cruzeirense.
Se tudo for resolvido nesta reunião, o Cruzeiro deve anunciá-lo ainda nas próxima horas.
Retorno de Tite ao futebol
Em novembro deste ano, Tite anunciou seu retorno ao futebol após um período de sete meses afastado para tratar a saúde mental. Em abril, ele havia recusado uma proposta do Corinthians, clube do qual é um dos maiores ídolos, para se concentrar em sua recuperação.
“Voltei! Cuidei de mim, fiquei com a minha família e estou pronto para retornar às atividades como técnico. Muito obrigado aos que torceram pela minha recuperação, respeitaram meu tempo e me mandaram mensagens, orações e bons pensamentos. Com carinho, um grato abraço a todos,” escreveu o técnico em novembro, em nota publicada via assessoria de imprensa.
Carreira de Tite
Tite atuou como jogador e defendeu Caxias, Esportivo, Portuguesa e Guarani. Após se aposentar prematuramente aos 28 anos devido a uma lesão, ele se formou em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
Início e primeiros títulos
Tite iniciou a carreira de treinador no início da década de 1990 no Guarany de Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Em 1993, conquistou seu primeiro título: a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho com o Veranópolis.
Em 2000, surpreendeu o futebol nacional ao conquistar o Campeonato Gaúcho com o Caxias do Sul. O sucesso o levou ao Grêmio, clube pelo qual conquistou a Copa do Brasil de 2001, além do estadual do mesmo ano.
Após a passagem pelo Tricolor Gaúcho, Tite dirigiu, sem tanto sucesso, São Caetano, Corinthians (primeira passagem), Atlético, Palmeiras e Al Ain, dos Emirados Árabes Unidos.
Em 2008, voltou ao Rio Grande do Sul, onde foi campeão no comando do Internacional da Copa Sul-Americana de 2008 e do Campeonato Gaúcho e da Copa Suruga em 2009.
Período de ouro no Corinthians
De volta ao Corinthians em 2010, depois da primeira passagem apagada em 2004, ele conquistou os maiores títulos de sua carreira, consolidando-se como um dos grandes treinadores do Brasil:
- Campeonato Brasileiro (2011 e 2015)
- Copa Libertadores da América (2012)
- Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2012)
- Campeonato Paulista (2013)
- Recopa Sul-Americana (2013)
O grande trabalho no Timão o levou à Seleção Brasileira. No selecionado canarinho, disputou duas edições da Copa do Mundo (2018 e 2022) e venceu a Copa América de 2019.
Depois de deixar a Seleção, o gaúcho teve uma passagem apagada pelo Flamengo entre outubro de 2023 e setembro de 2024.