O anúncio do técnico Tite, ex-Seleção Brasileira e ex-Corinthians, como novo treinador do Cruzeiro gerou repercussão no Brasil e no mundo. Noticiaram a contratação do treinador pela Raposa portais internacionais como os argentinos La Nación, TyC Sports e Olé; a rádio colombiana Caracol; e os veículos portugueses A Bola e O Jogo; além do jornal italiano Corriere dello Sport.
Importante treinador brasileiro, o gaúcho despontou com veemência no cenário mundial ao comandar a equipe nacional por seis anos – nesse período, esteve em duas Copas do Mundo.
Retratado como “experiente”, “lendário” e “prestigiado”, Tite foi citado como ídolo corintiano e teve seus títulos e conquistas destacados. O contrato do treinador com o Cruzeiro vai até o fim de 2026.
O portal argentino Tcy Sports deu a notícia destacando o clube mineiro como “gigante brasileiro”. Por sua vez, a rádio Caracol puxou para seus representantes na equipe celeste, os atacantes Sinisterra e Néiser Villarreal, informando que serão treinados pelo “histórico” treinador.
O que a imprensa publicou sobre Tite no Cruzeiro?
“Cruzeiro contrata jogador da Copa do Mundo Tite como técnico” – La Nación (Argentina)
“Tite foi apresentado como técnico de gigante brasileiro que disputará a Copa Libertadores” – TyC Sports (Argentina)
“O Cruzeiro de Luis Sinisterra e Néiser Villarreal será comandado por um lendário técnico brasileiro” – Rádio Caracol (Colômbia)
“O treinador que conquistou a Copa América e a Copa Intercontinental comandará Keny Arroyo no Cruzeiro” – Olé (Argentina)
“Cruzeiro, o novo treinador é o ex-técnico da seleção brasileira, Tite” – Corriere dello Sport (Itália)
“Oficial: Cruzeiro anuncia sucessor de Leonardo Jardim” – O Jogo (Portugal)
“Ex-técnico da Seleção Brasileira está de volta após pausa na carreira” – A Bola (Portugal)
Carreira de Tite
A carreira de Tite é extensa: em 25 anos, envolve 14 clubes, além da Seleção Brasileira (por sete anos). Guarani, Caxias, Veranópolis, Ypiranga e Juventude foram as primeiras experiências do ex-volante como treinador.
Em 2001, ele assumiu o Grêmio, primeiro grande clube da carreira. Posteriormente, também liderou São Caetano, Corinthians, Atlético, Palmeiras, Al Ain (Emirados Árabes), Internacional, Al Wahda (Emirados Árabes) e Flamengo.
Entre as principais conquistas de Tite estão duas edições do Campeonato Brasileiro, duas da Copa do Brasil, uma da Copa Libertadores, uma do Mundial de Clubes, uma da Copa Sul-Americana e uma da Copa América.