O fim da atual temporada renderá ao Cruzeiro alguns jogadores: sete voltarão à Toca da Raposa no início do próximo ano e terão as situações definidas com a diretoria celeste e os respectivos representantes – o que também passa por Tite, novo técnico do clube celeste. Há atletas que atuaram na Série A do Campeonato Brasileiro, na Série B e na Série C.
Jogadores que retornam de empréstimo
Rodriguinho
Rodriguinho se apresentou ao Cruzeiro em janeiro de 2025 – assinou até 2027. Sem ser aproveitado por Leonardo Jardim (oito partidas), ex-treinador da Raposa, o meio-campista se transferiu ao Ceará por empréstimo. Lá, sob o comando de Léo Condé, também não teve rodagem e fez apenas quatro jogos. O Vozão encerrou a participação na Primeira Divisão em 17º lugar e caiu para a Série B.
Vitinho
Revelado pelo Cruzeiro em 2024, Vitinho passou por dois empréstimos no ano: primeiro, defendeu o Goiás em 19 jogos da Segunda Divisão; depois, assinou com o Náutico para disputar a reta final (cinco partidas) da Série C e conseguir o acesso. O meio-campista de 21 anos tem vínculo com a Raposa até 2027.
Ian Luccas
Ian Luccas chegou ao Cruzeiro em 2022, emprestado pela Ferroviária, para compor a equipe sub-20. Destaque nas categorias de base, chegou ao time profissional e, no ano seguinte, foi contratado em definitivo até julho de 2027. Na temporada posterior, o volante de 22 anos defendeu o Goiás por empréstimo. Em 2025, voltou a vestir as cores da Locomotiva, rebaixada à Série C – atuou em 33 dos 39 compromissos.
Jhosefer
Jhosefer, de 21 anos, começou na base do Cruzeiro aos 10. Teve a primeira oportunidade na equipe principal em 2022, mas não se firmou. No início da atual temporada, transferiu-se ao América por empréstimo e atuou em 13 jogos. O Coelho escapou do rebaixamento à Terceira Divisão, e o volante retorna à Toca da Raposa – contrato até 2026.
João Pedro
João Pedro também foi contratado para as categorias de base do Cruzeiro até chegar no time adulto. O atacante acumulou chances no Campeonato Mineiro de 2024, mas foi afastado por indisciplina e perdeu espaço. Naquele mesmo ano, atuou pelo Mirassol. Em 2025, jogou o Estadual pelo Tombense e defendeu o rebaixado Volta Redonda na reta final da Série B. O vínculo do atleta com a Raposa dura até o fim de 2026.
Tevis
A situação envolvendo Tevis tem contornos polêmicos. Cria da base celeste, o atacante de 19 anos foi cedido ao Athletico-PR em fevereiro – na negociação, o clube mineiro adquiriu, também por empréstimo, o zagueiro Mateo Gamarra. Em agosto, o Cruzeiro solicitou o retorno imediato do jogador, mas o Furacão vetou. O jovem tem vínculo com a Raposa até o fim de 2028.
Arthur Viana
Outro atacante que pertence ao Cruzeiro – até 2026 – e viveu período de empréstimo é Arthur Viana. Ele defendeu o Ehime, do Japão, em apenas cinco partidas e não entra em campo desde junho.
Atletas que voltam ao Cruzeiro no meio de 2026
Também estão emprestados o volante paraguaio Fabrizio Peralta (ao Cerro Porteño) e o atacante argentino Lautaro Díaz (Santos). No entanto, ambos retornam ao Cruzeiro apenas no meio da próxima temporada.
Quem não retorna à Toca da Raposa?
O zagueiro Zé Ivaldo e o lateral-esquerdo Marlon foram cedidos por empréstimo ao longo da temporada, mas ativaram cláusula de compra e foram adquiridos por Santos e Grêmio, respectivamente.
Quem deixa o Cruzeiro em 2025?
Em dezembro, despedem-se do Cruzeiro o zagueiro Mateo Gamarra, o meio-campista Eduardo e o atacante Yannick Bolasie – todos tinham vínculo até o fim do ano. A situação do lateral-direito Fagner, emprestado pelo Corinthians também por uma temporada, segue indefinida. Conforme apurado pelo No Ataque, a diretoria celeste aguarda Tite para investir na permanência do defensor.
Quais contratações estão certas?
Juntarão-se ao elenco celeste em 2026 o goleiro Matheus Cunha e o atacante Néiser Villarreal – ambos assinaram pré-contrato. O primeiro pertencia ao Flamengo e o segundo defendia o Millonarios, da Colômbia.