O jornalista Paulo Vinícius Coelho revelou que o técnico Tite recusou oferta do Internacional antes de acertar com o Cruzeiro. Ex-treinador da Seleção Brasileira foi anunciado nessa terça-feira (16/12) como substituto de Leonardo Jardim no comando da Raposa.
De acordo com PVC, Tite tinha os planos de retomar a carreira no futebol europeu após pausa para cuidar da saúde mental, mas optou pelo projeto esportivo apresentado por Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro.
“Muita gente discute o motivo de o Tite ter aceitado o Cruzeiro e o futebol brasileiro se ele tinha, aparentemente, uma perspectiva de futebol europeu. No domingo à noite, eu conversei com gente que trabalha com ele, que dizia que ele daria a resposta para o Internacional até essa terça-feira ou esperaria a Europa. No meio disso teve a proposta do Cruzeiro”, iniciou PVC, em participação no programa De Primeira, do Uol Esporte.
“De fato, o projeto esportivo do Cruzeiro se mostrava melhor. Quando volta, o Internacional tem uma crise política gigantesca nesse momento. O Tite olhou para os dois projetos, recebeu o convite do Cruzeiro, e o convite do Cruzeiro é mais sedutor, porque parece oferecer mais chance de conquista. O Tite não quer voltar para pegar um time que não seja para ser campeão ou para tentar ser campeão”, acrescentou PVC.
Tite e nova comissão técnica do Cruzeiro
Tite assinou contrato por um ano com o Cruzeiro nessa terça-feira (16/12), um dia depois da despedida de Leonardo Jardim.
O novo treinador chega a Belo Horizonte acompanhado dos auxiliares Matheus Bachi e Vinícius Bergantin, além do preparador físico Fábio Mahseredjian.
Deixaram a Toca da Raposa ao lado de Leonardo Jardim os auxiliares José Barros, Antonio Vieira e Diogo Dias.
Permanecem nas dependências do clube Wesley Carvalho, auxiliar, Gustavo Shiroma, coordenador da preparação física, Robertinho e João Paulo Lacerda, preparadores de goleiros.
Carreira de Tite
A carreira de Tite é extensa: em 25 anos, envolve 14 clubes, além da Seleção Brasileira (por sete anos). Guarani, Caxias, Veranópolis, Ypiranga e Juventude foram as primeiras experiências do ex-volante como treinador.
Em 2001, ele assumiu o Grêmio, primeiro grande clube da carreira. Posteriormente, também liderou São Caetano, Corinthians, Atlético, Palmeiras, Al Ain (Emirados Árabes), Internacional, Al Wahda (Emirados Árabes) e Flamengo.
Entre as principais conquistas de Tite estão duas edições do Campeonato Brasileiro, duas da Copa do Brasil, uma da Copa Libertadores, uma do Mundial de Clubes, uma da Copa Sul-Americana e uma da Copa América.
Tite estava fora do mercado desde abril de 2025, quando chegou a acordo verbal com o Corinthians, mas desistiu de assumir o comando time após sofrer uma crise de ansiedade.
Na ocasião, o técnico decidiu fazer uma pausa na carreira para cuidar da saúde mental.