Ex-técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim tinha uma base titular e os chamados ‘homens de confiança’ – aqueles frequentemente acionados ao longo de vários compromissos. O meio-campista Eduardo, apesar de estar fora dos planos da Raposa para a próxima temporada, carrega o status de um dos preferidos do então comandante e figura no top 4 de jogadores mais utilizados em 2025. Veja, a seguir, a lista completa.
Eduardo se apresentou ao Cruzeiro em janeiro com certo prestígio, já que havia vencido a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro com o Botafogo no ano anterior. Regular nas vezes em que foi acionado, o atleta fez 55 jogos com a camisa celeste (45 sob a liderança de Jardim), marcou cinco gols e distribuiu uma assistência.
- Leia também: Os sete jogadores que retornarão ao Cruzeiro em 2026
O problema – entre aspas – de Eduardo estava justamente na concorrência. O meio-campista precisava disputar posição com Matheus Pereira, titular absoluto no centro do gramado. Também já atuou como volante, posição em que Lucas Silva e Lucas Romero tinham espaço cativo.
Apesar de Eduardo ter sido frequentemente utilizado por Leonardo Jardim, o Cruzeiro optou, ao fim da temporada, por não renovar o contrato do jogador, que se encerrou em dezembro. Nas redes sociais, o clube agradeceu pelo empenho do atleta: “Agradecemos por todo profissionalismo e entrega durante a temporada. Desejamos sucesso na sequência da carreira”.
Eduardo também se manifestou: “Hoje é dia de me despedir desse grande Clube! Quero agradecer a toda torcida, diretoria, funcionários e atletas, foi uma honra muito grande vestir essa camisa. Estarei sempre na torcida pelo Clube, e tenho certeza que o clube está no caminho de grandes títulos e de mais sucesso. Deus abençoe a todos e muita gratidão”.
Jogadores mais utilizados pelo Cruzeiro em 2025
- Cássio: 55 jogos
- Fabrício Bruno: 53
- Lucas Romero: 52
- Kaiki, Matheus Pereira e Eduardo: 51
- William: 50
- Lucas Silva e Gabi: 49
- Christian: 47
- Kaio Jorge: 46
- Villalba: 45
- Wanderson: 37
Eduardo e Gabi são os únicos atletas considerados reservas a integrar o top 10 de jogadores mais utilizados em 2025. Os números acima não consideram minutagem nem estão restritos ao trabalho de Jardim (entre a oitava rodada do Campeonato Mineiro e a última do Campeonato Brasileiro).
O futuro de Gabi é incerto. O atacante tem contrato até 2028, mas já falou em diversas oportunidades que conversará com a diretoria, pois deseja atuar mais. Ainda, o Cruzeiro oficializou, nessa terça-feira (16/12), a contratação do técnico Tite – ambos tiveram atritos enquanto defendiam o Flamengo, entre 2023 e 2024.
- Leia também: Tite já sabe qual será o primeiro jogo no Cruzeiro
Sequência da lista
- Bolasie e Matheus Henrique: 32
- Jonathan Jesus: 31
- Marquinhos: 30
- Walace: 28
- Fagner: 17
- Arroyo: 15
- Sinisterra: 14
- Kauã Prates: 12
- Léo Aragão: 8
- Kaique Kenji: 7
- João Marcelo: 6
- Gamarra, Japa, Murilo Rhikman e Kauã Moraes: 5
- Ryan Guilherme: 3
- Rayan Lelis e Janderson: 1