FUTEBOL MINEIRO

Atlético ou Cruzeiro? Pesquisa aponta torcida mais barulhenta

Atlético e Cruzeiro compõem o top 4 de clubes com torcida mais barulhenta; mas há vantagem considerável de um para outro

Compartilhe
google-news-logo

Atlético ou Cruzeiro: qual torcida foi mais barulhenta? Levantamento divulgado pelo jornal O Globo considerou alguns fatores – média de intensidade sonora, pico de volume, minuto mais alto e tempo acima de 90 decibéis – em jogos do Campeonato Brasileiro para montar um ranking. Os clubes mineiros compõem o top 4 e há vantagem significativa de um para outro.

O levantamento foi feito entre outubro e dezembro, em jogos do Brasileiro que valiam algo para o time mandante e que tiveram ao menos 90% dos ingressos disponibilizados para os fãs dos donos da casa, a partir de decibelímetro posicionado por repórteres atrás dos gols – e próximo do setor mais agitado.

Cruzeiro à frente do Atlético

Em âmbito estadual, o Cruzeiro está à frente do Atlético no ranking geral: 50 pontos versus 39. A quantidade tem relação com os aspectos mencionados no primeiro parágrafo. A Raposa ocupou a segunda posição em ‘média de intensidade sonora’, a quarta em ‘pico de volume’, a sexta em ‘minuto mais alto’ e a segunda em ‘tempo acima de 90 decibéis’. Em tais aspectos, o Galo figurou em oitavo, quinto, terceiro e nono, respectivamente.

O jogo do Cruzeiro analisado foi o empate por 0 a 0 com o Fluminense, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Mineirão, em Belo Horizonte. Vitória naquela partida daria à Raposa fôlego na briga pelo título da Série A, conquistado pelo Flamengo.

A partida do Atlético foi o triunfo por 3 a 0 sobre o Bahia, pela 32ª rodada, na Arena MRV. Naquele momento, o resultado deixou o Galo aliviado na luta contra o rebaixamento. O time também se preparava para a disputa da final da Copa Sul-Americana – troféu erguido pelo Lanús, da Argentina.

Pontuação por colocação

Para elaborar o ranking geral, O Globo somou as pontuações de cada clube em cada critério. Ser líder em determinado aspecto dá ao time 15 pontos; a segunda posição rende 14; a terceira gera 13 e assim sucessivamente, até zerar (16ª posição).

O Flamengo (60 pontos) ocupou a liderança em todos os critérios e, consequentemente, teve a torcida eleita a mais barulhenta. O segundo lugar é ocupado pelo Fortaleza (52), rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. Cruzeiro e Atlético fecham o top 4.

Critérios e posições

Média de intensidade sonora

Leva em conta a média da pressão sonora da torcida durante todo o jogo. Ranking: Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Fortaleza, Corinthians, Bahia, Palmeiras, Atlético, Fluminense, Botafogo, Internacional, Vasco, Ceará, Vitória, Santos e São Paulo.

Pico de volume

Leva em conta o maior som registrado em um segundo. Ranking: Flamengo, Fortaleza, Botafogo, Cruzeiro, Atlético, Ceará, Bahia, Fluminense, Corinthians, Vitória, Palmeiras, Internacional, Vasco, Grêmio, Santos e São Paulo.

Minuto mais alto

Leva em conta a média sonora dos 60 segundos mais intensos do jogo. Ranking: Flamengo, Fortaleza, Atlético, Vitória, Palmeiras, Cruzeiro, Corinthians, Botafogo, Bahia, Ceará, Internacional, Fluminense, Vasco, Grêmio, Santos e São Paulo.

Tempo acima de 90 decibéis

Leva em conta a porcentagem do jogo em que o som ultrapassou 90 dB: Flamengo, Cruzeiro, Grêmio, Fortaleza, Bahia, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, Atlético, Fluminense, Internacional, Ceará, Vasco, Vitória, Santos e São Paulo.

Ranking geral

  1. Flamengo (60 pontos)
  2. Fortaleza (52)
  3. Cruzeiro (50)
  4. Atlético (39)
  5. Bahia (37)
  6. Botafogo (37)
  7. Palmeiras (35)
  8. Corinthians (35)
  9. Grêmio (30)
  10. Vitória (23)
  11. Fluminense (23)
  12. Ceará (23)
  13. Internacional (19)
  14. Vasco (13)
  15. Santos (4)
  16. São Paulo (0)
Compartilhe
google-news-logo