Técnico do Cruzeiro, Jonas Urias se despediu da temporada que permitiu ao departamento de futebol feminino ‘voos jamais alcançados’. O comandante, que tem vínculo com a Raposa até o fim de 2026, destacou atributos do grupo, publicou agradecimentos e projetou de forma breve o próximo ano.
“Você chega ao fim com um caminhão de motivos para agradecer! Até seus dias mais difíceis fazem sentido agora que você chega ao fim. Por fim, nos tornamos maiores, melhores versões de nós mesmos… com nossa totalidade preenchida. Cultivamos uma mentalidade infinita que nos lançou a voos jamais alcançados. Criamos cultura de excelência e olhamos com verdade uns para os outros. Respeitamos o momento de cada um e nos acolhemos nos obstáculos. Tivemos coragem, união, ousadia e força! Como fomos fortes em 2025! E essa força nunca mais sairá de nós, que vivemos juntos, como Cabulosas, a temporada 2025”, iniciou Jonas Urias.
Na sequência, o treinador reservou linhas para demonstrar gratidão: “Agradeço a cada atleta que fez parte desse elenco histórico do Cruzeiro de garotas. Agradeço a todos da comissão técnica e staff, diretoria e colaboradores, que tanto se dedicaram por um propósito em comum: fazer história”.
Jonas Urias ainda destacou a importância da torcida celeste na notável temporada das Cabulosas: “Agradeço ao apoio incondicional da Nação Azul, em especial à Desorganizada Cabulosa e ao Comando Rasta por estarem sempre lá, em casa ou Brasil a fora. Cantando, vibrando, gritando… ou simplesmente ali, presentes! Talvez nem imaginem a força que isso nos traz”.
Por fim, o comandante manifestou otimismo acerca da próxima temporada: “Que venha o 2026 mais importante da recente, porém tão brilhante, história do Cruzeiro”.
- Leia também: Cruzeiro: Kaio Jorge aguarda final da Copa do Brasil na intenção de celebrar feito individual
Temporada notável das Cabulosas
Em 2025, o Cruzeiro se destacou no Campeonato Brasileiro e carregou o título de sensação. As Cabulosas avançaram ao mata-mata na liderança da competição pela primeira vez. Também chegaram à semifinal e à final de forma inédita. O título ficou com o Corinthians, que venceu o jogo de volta por 1 a 0 após empate por 2 a 2 no primeiro embate, mas a campanha rendeu à Raposa o direito de disputar a Copa Libertadores em 2026 – torneio inédito no calendário do clube.
Na caminhada pelo título inédito, o Cruzeiro bateu recordes de público do futebol feminino de clubes em Minas Gerais. Na volta da semifinal do Brasileiro, contra o Palmeiras, 13.533 torcedores estiveram no Independência, em Belo Horizonte. Posteriormente, na ida da decisão, 19.175 pessoas assistiram ao embate com o Corinthians in loco.
A equipe se despediu da Copa do Brasil ainda na terceira fase, para o Corinthians. E deu adeus à temporada com o caneco do Campeonato Mineiro – conquistado pela quarta vez.
Quando o Cruzeiro volta a campo?
O Cruzeiro volta a campo em 2026, quando disputará quatro torneios: o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Mineiro. O calendário, no entanto, não está definido.
Enquanto isso, a diretoria age no mercado para montar o elenco. Recentemente, o clube anunciou a saída de 10 atletas, todas consideradas reservas: a goleira Taty Amaro, as zagueiras Camila Ambrózio, Layza e Gio Oliveira, a lateral-esquerda Clara, a lateral-direita Limpia Fretes, as volantes Monse Ayala e Tauane Zoio, a meio-campista Patrícia Sochor e a atacante Miriã.
A saída de Isa Haas, zagueira do Cruzeiro, será oficializada em breve. A Raposa aceitou oferta de cerca de R$ 3,1 milhões do América do México pela zagueira, que tinha vínculo com o clube celeste até o fim de 2028.
A reposição deve ser proporcional em termos de números, ou seja, 11 novas atletas são aguardadas na Toca da Raposa 1. É sabido que estão chegando a caminho de Belo Horizonte, sem custos, a goleira Cláudia, do Fluminense; a meio-campista Rafa Levis e a volante Ana Flávia, ambas do América; e a atacante Millene Fernandes, do São Paulo. Todas assinaram pré-contrato com o clube celeste, já que encerram o vínculo com os respectivos times em dezembro de 2025.