CRUZEIRO

Técnico do Cruzeiro figura entre 10 melhores do mundo, diz IFFHS

Técnico do Cruzeiro, Jonas Urias comandou as Cabulosas em feitos inéditos em 2025

Compartilhe

Jonas Urias, comandante da equipe feminina do Cruzeiro, figura entre os 10 melhores do mundo de 2025, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Tatiele Silveira, do Colo-Colo, do Chile, era a outra representante do Brasil no prêmio, mas não aparece no ranking, liderado por Renée Slegers, técnica do Arsenal e campeã da Champions League.

Um júri internacional, composto por integrantes da IFFHS (jornalistas esportivos e especialistas em futebol) de 120 países, comandou a votação, orientada por um sistema de pontuação. Jonas Urias somou cinco pontos. Divide, portanto, a oitava colocação com Oscar Torres, treinador do Pachuca, do México.

Temporada de Jonas Urias no Cruzeiro

Em 2025, Jonas Urias comandou as Cabulosas em feitos inéditos. O Cruzeiro avançou ao mata-mata do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. Também chegou à semifinal e à final de forma inédita – título ficou com o Corinthians. Entretanto, a campanha rendeu à Raposa o direito de disputar a Copa Libertadores em 2026, torneio inédito no calendário do clube.

A equipe se despediu da Copa do Brasil ainda na terceira fase, em nova derrota para o Corinthians, assim como foi na semifinal da Supercopa. Porém, teve a temporada premiada com o caneco do Campeonato Mineiro, conquistado pela quarta vez – a terceira consecutiva.

Ranking de melhor treinador (a) de um clube feminino do mundo

  • 1ª – Renée Slegers, do Arsenal-ING: 145 pontos
  • 2º – Père Romeu, do Barcelona-ESP: 120 pontos
  • 3ª – Sônia Bompastor, do Chelsea-ING: 97 pontos
  • 4º – Jonatan Giraldez, do OL Lyonnes-FRA: 27 pontos
  • 5º – Vlatko Andonovski, do Kansas City-EUA; e Jerry Tshabalala, do Casablanca-ZAF: 7 pontos
  • 6º – Pedro Martinez, do Tigres-MEX: 6 pontos
  • 7º – Jonas Urias, do Cruzeiro; e Oscar Torres, do Paxuca-MEX: 5 pontos
  • 8ª – Liv Lin, do Wuhan Jianghan-CHI: 4 pontos

Não aparecem no ranking, mas chegaram à fase final Tatiele Silveira, treinadora do Colo Colo, e Jhon Alber Ortiz, comandante do Deportivo Cali, da Colômbia.

Jonas Urias no Cruzeiro

Jonas Urias, de 36 anos, comanda o Cruzeiro desde setembro de 2023. São 67 jogos à frente das Cabulosas, além de três taças do Mineiro. O vínculo do comandante com o clube celeste vai até o fim da próxima temporada.

Compartilhe
Sair da versão mobile