Jonas Urias, comandante da equipe feminina do Cruzeiro, figura entre os 10 melhores do mundo de 2025, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Tatiele Silveira, do Colo-Colo, do Chile, era a outra representante do Brasil no prêmio, mas não aparece no ranking, liderado por Renée Slegers, técnica do Arsenal e campeã da Champions League.
Um júri internacional, composto por integrantes da IFFHS (jornalistas esportivos e especialistas em futebol) de 120 países, comandou a votação, orientada por um sistema de pontuação. Jonas Urias somou cinco pontos. Divide, portanto, a oitava colocação com Oscar Torres, treinador do Pachuca, do México.
Temporada de Jonas Urias no Cruzeiro
Em 2025, Jonas Urias comandou as Cabulosas em feitos inéditos. O Cruzeiro avançou ao mata-mata do Campeonato Brasileiro pela primeira vez. Também chegou à semifinal e à final de forma inédita – título ficou com o Corinthians. Entretanto, a campanha rendeu à Raposa o direito de disputar a Copa Libertadores em 2026, torneio inédito no calendário do clube.
A equipe se despediu da Copa do Brasil ainda na terceira fase, em nova derrota para o Corinthians, assim como foi na semifinal da Supercopa. Porém, teve a temporada premiada com o caneco do Campeonato Mineiro, conquistado pela quarta vez – a terceira consecutiva.
Ranking de melhor treinador (a) de um clube feminino do mundo
- 1ª – Renée Slegers, do Arsenal-ING: 145 pontos
- 2º – Père Romeu, do Barcelona-ESP: 120 pontos
- 3ª – Sônia Bompastor, do Chelsea-ING: 97 pontos
- 4º – Jonatan Giraldez, do OL Lyonnes-FRA: 27 pontos
- 5º – Vlatko Andonovski, do Kansas City-EUA; e Jerry Tshabalala, do Casablanca-ZAF: 7 pontos
- 6º – Pedro Martinez, do Tigres-MEX: 6 pontos
- 7º – Jonas Urias, do Cruzeiro; e Oscar Torres, do Paxuca-MEX: 5 pontos
- 8ª – Liv Lin, do Wuhan Jianghan-CHI: 4 pontos
Não aparecem no ranking, mas chegaram à fase final Tatiele Silveira, treinadora do Colo Colo, e Jhon Alber Ortiz, comandante do Deportivo Cali, da Colômbia.
Jonas Urias no Cruzeiro
Jonas Urias, de 36 anos, comanda o Cruzeiro desde setembro de 2023. São 67 jogos à frente das Cabulosas, além de três taças do Mineiro. O vínculo do comandante com o clube celeste vai até o fim da próxima temporada.