O meio-campista Agustín Almendra, de 25 anos, sonho antigo do Cruzeiro, encaminhou a saída do Racing, da Argentina. O destino do atleta, segundo a imprensa argentina, é o Necaxa, do México, que teria desembolsado 2,5 milhões de dólares (aproximadamente R$ 13,8 milhões).
Quando o Cruzeiro tentou contratar Almendra?
Almendra se tornou alvo do Cruzeiro no início de 2023, quando a Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do clube ainda era gerenciada por Ronaldo Fenômeno e o atleta defendia o Boca Juniors. Na época, o agente do meio-campista chegou a se reunir com a diretoria celeste na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte. Nem uma ligação do antigo mandatário foi capaz de selar o negócio.
O Boca Juniors permaneceu com os direitos do jogador, mas não por muito tempo. Em agosto daquele ano, o Racing contratou Almendra – ele inclusive atuou como titular na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro, em 23 de novembro de 2024, pela final da Copa Sul-Americana.
Carreira de Almendra
Almendra defendeu o Boca Juniors por cinco temporadas – relação desgastada com direito a afastamento do atleta, que se incomodou com a condição de reserva. Foram 69 jogos, seis gols e quatro assistências, além de cinco títulos (dois Campeonatos Argentinos, uma Copa Argentina, uma Supercopa Argentina e uma Copa da Liga Argentina).
No Racing, Almendra permaneceu por três anos – nos dois últimos, teve as maiores sequências. Ele se despede do país natal para a primeira experiência estrangeira com 101 partidas, seis tentos e cinco passes decisivos pela Academia.