CRUZEIRO

A caminho do Cruzeiro, meio-campista se despede do América

Rafa Levis, de 23 anos, deixa o América para reforçar o Cruzeiro na próxima temporada

Compartilhe
google-news-logo

Rafa Levis se despediu do América nesta sexta-feira (26/12). A meio-campista de 23 anos assinou pré-contrato com o Cruzeiro e se apresentará sem custos na Toca da Raposa no início da próxima temporada.

“Obrigada, América Mineiro! Uma temporada de muitas alegrias para mim com essa camisa linda. Para as Spartanas, gratidão”, escreveu a atleta.

Carreira de Rafa Levis

Natural de Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Rafa Levis iniciou a carreira no Mundo Novo. Também passou por Chapecoense e São Paulo antes de se transferir para o Grêmio, time pelo qual ganhou o status de revelação do Brasileiro, em 2021, e conquistou dois títulos do Campeonato Gaúcho e um da Ladies Cup.

Quando a atleta não se acertou com o Grêmio para renovar, parte da torcida do Cruzeiro iniciou um movimento nas redes sociais pedindo a contratação. Na ocasião, Rafa Levis fechou com o América para vestir a 10. Na temporada recém-findada, a meio-campista entrou em campo 25 vezes, sendo 22 como titular, marcou três gols e distribuiu duas assistências.

Rafa Levis tem familiaridade com Jonas Urias, técnico das Cabulosas. Em agosto de 2022, ambos conquistaram o bronze na Copa do Mundo Feminina Sub-20 – a melhor campanha do Brasil no torneio até então.

Movimentações do Cruzeiro no mercado

Contratações

Além de Rafa Levis, estão chegando à Raposa, a goleira Cláudia, do Fluminense; a volante Ana Flávia, do América; e a atacante Millene Fernandes, do São Paulo. Todas assinaram pré-contrato com o clube celeste, já que encerram o vínculo com os respectivos times em dezembro de 2025.

O clube ainda não confirmou nenhuma contratação. Além dos nomes mencionados, outros sete são aguardados na Toca da Raposa 1. Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) do Cruzeiro, garantiu que já assinou com todos os reforços.

Saídas

Despediram-se do Cruzeiro a goleira Taty Amaro, as zagueiras Camila AmbrózioLayza e Gio Oliveira, a lateral-esquerda Clara, a lateral-direita Limpia Fretes, as volantes Monse Ayala e Tauane Zoio, a meio-campista Patrícia Sochor e a atacante Miriã – nenhuma carregava o status de titular.

Quem também está de saída é Isa Haas. O Cruzeiro sinalizou positivamente a uma oferta de cerca de R$ 3,1 milhões do América do México pela zagueira, que assinou vínculo com a Raposa até 2028 – a segunda maior venda da história do futebol feminino nacional. Em breve, o clube confirmará a transação.

Permanências

Antes do fim da temporada, o Cruzeiro anunciou renovações com atletas consideradas titulares. Permanecerão em Belo Horizonte a zagueira Paloma Maciel (até 2027), as meio-campistas Gaby Soares (2027) e Pri Back (2026), a volante Bedoya (2027) e a atacante Marília (2027).

A atacante Fabíola Sandoval, que se recupera de lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, também deve ficar. O clube ainda não se pronunciou oficialmente acerca da atleta paraguaia.

As goleiras Camila Rodrigues e Leilane, a lateral-esquerda Gisseli, a lateral-direita Letícia Alves, a meio-campista Gaby Rodríguez, as atacantes Letícia Ferreira e Vanessinha têm contrato com o Cruzeiro até o fim de 2026. Os vínculos da zagueira Vitória Calhau e da atacante Byanca Brasil se encerram em 2028.

2026 do Cruzeiro

No próximo ano, as Cabulosas disputarão quatro torneios: o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Copa Libertadores e o Campeonato Mineiro. O calendário, no entanto, não está definido.

Compartilhe
google-news-logo