O técnico Fernando Seabra desembarcou em Curitiba nesta sexta-feira (26/12) para assumir o comando do Coritiba. Em entrevista no Aeroporto Internacional Afonso Pena, o ex-comandante do Cruzeiro comentou a expectava para iniciar seu trabalho no Coxa, que está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro.
“Estou empolgado e motivado. Sabemos da importância do momento, do desafio, mas é um desafio bonito, que o torcedor sonhou, que o clube sonhou. Tenho o privilégio de estar junto nesse momento. Vamos nos dedicar para fazer o melhor pelo clube, por essa torcida maravilhosa”, disse o treinador.
Seabra abordou o início do seu trabalho no futebol, com passagens por Cruzeiro e Bragantino, e elogiou o técnico Mozart, que foi o comandante do acesso do Coritiba, mas não renovou contrato e acertou com o Ceará.
“Venho buscando fazer um trabalho autoral ao longo do tempo, seguir meu próprio caminho, nitidamente com muitas influências de diversos treinadores. Vão ter coisas que vão ser semelhantes e coisa que vai ficar nítido que cada um tem o seu jeito de fazer. É um profissional que passou por aqui, fez um excelente trabalho, colheu os resultados. Acho que sai pela porta da frente, já tinha o meu respeito e merece todo o respeito da instituição”, afirmou.
A cidade de Curitiba tem 1,7 milhão de habitantes, segundo o censo do IBGE de 2022.
Carreira de Fernando Seabra
O último trabalho de Fernando Seabra foi no Bragantino. Ele trabalhou na equipe de Bragança Paulista entre 2024 e 2025.
Na equipe paulista, apresentou um início de trabalho animador, mas depois observou uma inesperada queda de rendimento, sendo demitido e substituído por Vagner Mancini no final de outubro.
No Bragantino, Seabra teve 56 jogos, com 18 vitórias, 14 empates e 24 derrotas.
Passagem de Seabra pelo Cruzeiro
Antes disso, Seabra ganhou destaque no Cruzeiro, especialmente em 2024, quando ajudou o clube a chegar às semifinais da Copa Sul-Americana. Ele acabou substituído por Fernando Diniz no comando celeste em setembro de 2024.
Foram 35 partidas, com 17 vitórias, 10 derrotas e oito empates de Seabra à frente do Cruzeiro
Na base celeste, o treinador também construiu um currículo consistente na formação de atletas.
Em 2023, conquistou o Campeonato Mineiro Sub-20 e a Copa do Brasil Sub-20.
Já em 2024, levou o Cruzeiro à final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, reforçando sua reputação como um profissional com forte atuação no desenvolvimento de jovens jogadores.