O Cruzeiro tem negociações avançadas com o Internacional para contar com Vitão. Na Toca da Raposa, o zagueiro, de 25 anos, será liderado por Tite. Não será a primeira vez que os dois trabalharão juntos. O nome do defensor está no radar do comandante há pelo menos sete anos, desde a preparação para a Copa do Mundo de 2018, disputada na Rússia. A seguir, o No Ataque relembra as interações.
Vitão atuou por anos na base do Palmeiras. Em 2018, aos 18 anos, tornou-se um dos pilares da equipe sub-20 e chamou a atenção de Tite, à época na Seleção Brasileira. Para auxiliar nos treinamentos de preparação para o Mundial, o treinador convocou o defensor, que já acumulava passagens pelas categorias de base da equipe nacional, para completar atividades do time principal na Granja Comary, em Teresópolis, por três dias.
Naquele momento, vislumbrado pelo mercado, Vitão chegou a renovar contrato com o Palmeiras por mais cinco anos, até 2023. Entretanto, o clube não conseguiu segurar o atleta, vendido por pouco mais de R$ 18 milhões ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Foram três temporadas e meia no exterior – com pouca rodagem – até a transferência para o Internacional, em abril de 2022.
De volta ao país natal em meio à guerra na Ucrânia, Vitão assumiu a titularidade de forma imediata no Colorado. Novamente, passou a ser observado por Tite e agradou a comissão técnica. Apesar de não ter participado de convocações que antecederam a Copa do Mundo do Catar, o zagueiro viu o nome ser incluso na pré-lista do torneio – composta por 55 atletas.
Vitão será jogador do Cruzeiro?
Recentemente contratado pelo Cruzeiro, Tite deu o aval à diretoria celeste para investir em Vitão. Conforme apurado pelo No Ataque, o defensor deseja vestir o azul celeste e aguarda ajustes entre Colorado e Raposa para se transferir em definito.
A proposta do clube mineiro é de 7 milhões de dólares (algo em torno de R$ 45,6 milhões de reais). O negócio também deve envolver dois jogadores do Cruzeiro, que serão cedidos ao Internacional. Os nomes ainda estão em debate.
- Leia também: Sonho antigo do Cruzeiro encaminha saída do Racing