CRUZEIRO

Jovem do Cruzeiro amarga grave lesão em transição e termina ano com uma partida

Jovem zagueiro de 20 anos que vivia processo de transição ao profissional atuou por apenas seis minutos em 2025 devido a grave lesão no joelho esquerdo

Compartilhe
google-news-logo

O ano que parecia promissor para Janderson tomou rumo completamente oposto. Destaque do Cruzeiro na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o jovem zagueiro de 20 anos chamou a atenção do então técnico Leonardo Jardim, passou a treinar com a equipe principal e se tornou a quinta opção no setor defensivo. Ele dava passo importante no processo de transição ao time profissional até ter que lidar com grave lesão.

Assim como outros jovens das categorias de base, Janderson se tornou presença frequente nas atividades do elenco principal. Ele ganhou a primeira oportunidade na vitória por 1 a 0 sobre o Vasco, em 27 de abril, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

Àquela altura, Leonardo Jardim já havia manifestado publicamente a intenção de dar chances aos jovens e, não à toa, os relacionava com certa frequência – Janderson, por exemplo, já tinha ficado no banco em quatro ocasiões.

Devido à complexidade de partida e à pressão exercida pelo cruz-maltino, o jovem zagueiro entrou em campo apenas aos 44 minutos da segunda etapa, na vaga do lateral-direito Fagner, que reclamou de cansaço, e atuou por oito. O pouco tempo não apagou a êxtase da estreia, celebrada pelo Cruzeiro nas redes sociais: “Domingo especial para o Janderson, que fez sua estreia como profissional! Parabéns, Cria”.

Lesão atrapalhou planos de Janderson

Bastou um movimento precoce em um dos treinamentos na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, para a aflição tomar conta de Janderson. Em 5 de maio, o atleta se machucou sozinho e passou por uma ressonância magnética, que detalhou ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo.

Dias depois, Janderson foi submetido a um procedimento cirúrgico no Hospital Orizonti, na capital mineira. Ele seria relacionado para a partida do Cruzeiro contra o Mushuc Runa, do Equador, em 7 de maio, pela quarta rodada da Copa Sul-Americana.

A expectativa da transição deu lugar à frustração, e o defensor encerrou o primeiro ano no profissional com apenas uma partida e seis minutos. Por praticamente todo o ano, Janderson seguiu cronograma de recuperação no centro de treinamentos. Agora na fase final, o zagueiro pode ser alternativa do clube no início da temporada de 2026, que terá, em certo momento, Campeonato Mineiro e Brasileiro ocorrendo de forma paralela.

Cruzeiro vai utilizar jovens?

O Cruzeiro volta a campo em 10 de janeiro, às 16h30, contra o Pouso Alegre, no Independência, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Campeonato Mineiro. É provável que atletas menos utilizados no elenco profissional ganhem espaço no Estadual, já que a Série A tem previsão de início para 28 de janeiro. A Raposa também disputa a Copinha entre os dias 2 e 25 do mesmo mês.

Compartilhe
google-news-logo