CRUZEIRO

Cruzeiro abre temporada com 4 jogadores no departamento médico; veja detalhes

Quatro atletas do Cruzeiro abrem a temporada 2026 seguindo cronograma de recuperação de lesão - pelo menos dois na reta final

O Cruzeiro abre a temporada 2026 com quatro jogadores entregues ao departamento médico – pelo menos dois na reta final do cronograma de recuperação. São eles os zagueiros Lucas Villalba e Janderson, além dos atacantes Marquinhos e Luís Sinisterra. O No Ataque detalha os casos a seguir.

As reapresentações no Cruzeiro estão divididas em dois grupos. Os atletas menos utilizados na temporada recém-findada iniciarão os trabalhos na Toca da Raposa 2, em Belo Horizonte, em 2 de janeiro (uma sexta-feira). O restante do grupo voltará ao centro de treinamento na segunda-feira posterior (5 de janeiro).

Janderson

Quem está há mais tempo sob os cuidados dos médicos celestes é Janderson, de 20 anos. Em 5 de maio, o atleta se machucou sozinho em um treinamento e passou por uma ressonância magnética, que detalhou ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. Dias depois, o defensor, que vivia processo de transição ao profissional, foi submetido a um procedimento cirúrgico no Hospital Orizonti.

O tempo estimado de recuperação para esse tipo de lesão é de seis a nove meses. Recentemente, Janderson entrou na etapa de transição física. Ou seja, há expectativa de que o defensor esteja apto a atuar em janeiro, dias depois da reapresentação.

A tendência, inclusive, é que o Cruzeiro dê espaço para jovens no Campeonato Mineiro, já que o Estadual ocorrerá em paralelo ao início do Campeonato Brasileiro – a Copa São Paulo de Futebol Júnior também será disputada em janeiro.

Marquinhos

Em 24 de outubro, o atacante Marquinhos, de 22 anos, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, também em uma sessão de treinamentos. Dias depois, foi submetido a um procedimento cirúrgico. O atleta ainda terá sessões de treinamentos no primeiro semestre, e provavelmente terá condições de jogo apenas a partir de maio.

Villalba

Villalba, titular na zaga do Cruzeiro, encerrou a temporada antes do desejado. O zagueiro sofreu lesão ligamentar no tornozelo esquerdo no primeiro tempo da derrota por 1 a 0 para o Corinthians, na ida da semifinal da Copa do Brasil. Sem condições de jogo, perdeu a volta.

O argentino não precisou passar por cirurgia e trata a contusão de forma conservadora. Como de praxe, a Raposa não divulgou o tempo de recuperação. Ele segue o tratamento de forma remota e será novamente avaliado quando se reapresentar.

Sinisterra

O último a dar entrada no departamento médico do Cruzeiro foi Sinisterra. O atacante sentiu dores na coxa esquerda durante a volta da semifinal da Copa do Brasil e recebeu o diagnóstico de edema. Na primeira semana de férias, o colombiano realizou tratamento na Toca da Raposa. Agora, tem seguido o cronograma de forma remota, sob acompanhamento do departamento de saúde. Assim como Villalba, Sinisterra será avaliado quando retornar aos treinamentos.

Quantos jogadores passaram pelo DM do Cruzeiro em 2025?

  • Janderson, zagueiro: ruptura do ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo, desde maio
  • Villalba, zagueiro: lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, desde dezembro
  • Jonathan Jesus, zagueiro: trauma no joelho direito, em outubro
  • João Marcelo, zagueiro: lesão multiligamentar no joelho direito, entre fevereiro e setembro
  • Matheus Henrique, volante: lesão no menisco lateral do joelho direito, entre abril e julho; e fratura em duas costelas do lado esquerdo do tórax, entre outubro e novembro
  • Matheus Pereira, meio-campista: incômodo muscular na panturrilha esquerda, em setembro
  • Bolasie, atacante: inflamação no joelho direito, entre março e abril; incômodo no mesmo local, entre outubro e novembro
  • Wanderson, atacante: trauma no joelho esquerdo, em maio; lombalgia, em outubro; e lesão muscular na posterior da coxa esquerda, entre outubro e dezembro
  • Kaio Jorge, atacante: lesão nível dois no adutor da coxa direita, em setembro
Compartilhe
Sair da versão mobile