CRUZEIRO

Desejo de Tite, posições: o que a torcida pode esperar do Cruzeiro no mercado?

Cruzeiro já conhece dois reforços e busca contratações pontuais em todos os setores do campo para 2026

O Cruzeiro disputou a temporada 2025 nas cabeças e pretende alçar voos ainda maiores no próximo ano, que terá a Copa Libertadores como principal torneio – a equipe não disputa a competição continental desde 2019. Nos últimos dias, a diretoria celeste, liderada por Pedro Lourenço, sócio majoritário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) da Raposa, deu pistas acerca da atuação no mercado. Nesse sentido, o que a torcida pode esperar do clube estrelado?

Composição da cúpula

Para montar o elenco, o departamento de futebol do Cruzeiro, composto por Joaquim Pinto (diretor esportivo), Pedro Junio (vice-presidente), Rodrigo Ramos (gerente executivo de futebol) e Pedro Lourenço, apostou na contratação do técnico Tite, que atua diretamente nas movimentações na janela. Além disso, nos próximos dias, a Raposa deve ganhar o auxílio do executivo Bruno Spindel.

Pedido de Tite

Assim que assinou contrato com o Cruzeiro, Tite pediu para que Pedro Lourenço mantivesse a base do elenco e não desfizesse de nenhum atleta titular. O mandatário garantiu que tentará atender ao desejo do comandante, abrindo exceções pontuais – em caso de possível venda por um valor que agrade ao clube. Portanto, se for de fato o caminho, a torcida celeste não lidará com muitas despedidas.

“(Tite) tem ideias boas, se posicionou, o que quer, o que queremos. A gente vê que ele tem a cabeça bem focada nas coisas, que a gente pensa da mesma forma. Agora é trabalhar para conseguir as coisas que ele nos pediu, ver se a gente consegue atender. Ele está muito feliz com o grupo que temos. Pediu para não nos desfazermos de nenhum jogador, e a intenção é essa, não vender ninguém (titular), manter todo mundo”, detalhou Pedro Lourenço.

Nesse sentido, a renovação de Matheus Pereira é esperada. O meio-campista, com contrato até junho de 2026, tem na mesa proposta da Raposa para permanecer em Belo Horizonte por mais tempo. Ele pode assinar pré-contrato com outro clube a partir de janeiro. O desejo de Pedro Lourenço, tornado público em várias ocasiões, é que o camisa 10 atue por muitos anos com a camisa celeste.

Contratações pontuais e base atual

Tendo como opção a base do elenco de 2025, a diretoria não pretende inflar o centro de treinamentos, ou seja, planeja buscar contratações pontuais na defesa, no meio-campo e no ataque. O Cruzeiro ofereceu 7 milhões de euros (R$ 45,6 milhões) ao zagueiro Vitão, mas interpretou que o Internacional fez uma espécie de leilão devido ao interesse do Flamengo e se retirou do negócio. Agora, a Raposa buscará outro alvo – ou outros.

Quem também desperta interesse da cúpula é o meio-campista Gerson, do Zenit-RUS. Versátil, pode atuar como volante e reforçar a marcação ou jogar como meia e fortalecer o setor ofensivo. A negociação, entretanto, é difícil em termos financeiros. Conforme apurado pelo No Ataque, até esse fim de semana, a Raposa não havia avançado pelo jogador.

Reforços conhecidos

A torcida já conhece dois reforços. Se apresentarão na Toca da Raposa no início de janeiro o goleiro Matheus Cunha, do Flamengo, e o atacante Néiser Villareal, do Millonarios-COL. Ambos assinaram pré-contrato e chegarão ao Cruzeiro sem custos de contratação.

Saídas e indefinições

Com pouco espaço e em busca por minutagem, o goleiro Léo Aragão, reserva imediato de Cássio, está a caminho do Avaí, por empréstimo, para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro. Assim, a tendência é que Matheus Cunha se torne a segunda opção e o jovem Otávio, de 20 anos, siga como terceiro arqueiro.

Já deram adeus à Raposa o zagueiro Mateo Gamarro, acertado com o Olimpia-PAR, o meio-campista Eduardo, em negociação com mais de um clube, e o atacante Yannick Bolasie, sem o futuro definido. Outro que pode deixar Belo Horizonte é o atacante Gabi, em negociação com o Santos para se transferir por empréstimo.

O clube mineiro ainda aguarda avaliação de Tite para tomar uma decisão sobre Fagner. O lateral-direito, que tem contrato de empréstimo com a Raposa até o fim de dezembro, deseja permanecer em Belo Horizonte. Dirigentes de Corinthians e Cruzeiro conversarão sobre o tema em breve.

A diretoria celeste também definirá as situações de sete jogadores que retornam de empréstimo. São eles: os volantes Ian Luccas e Jhosefer, os meio-campistas Vitinho e Rodriguinho e os atacantes João Pedro, Tevis e Arthur Viana.

Compromissos do Cruzeiro em 2026

Em 2026, o Cruzeiro jogará o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores. O reencontro com a torcida será em 10 janeiro, às 16h30, contra o Pouso Alegre, no Independência, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do Estadual.

A Série A tem previsão para começar no fim de semana do dia 28 de janeiro – em paralelo com o Mineiro, o que deve fazer com que jovens sejam acionados em parte torneio estadual. O primeiro compromisso da Raposa na Primeira Divisão é contra o Botafogo, fora de casa.

O Cruzeiro disputará a Copa do Brasil a partir da quinta fase, que deve começar em 22 de abril. A fase de grupo da Libertadores ocorrerá entre 7 de abril e 28 de maio.

Compartilhe
Sair da versão mobile