O jornalista Paulo Calçade aprovou o retorno de Gabriel Barbosa ao Santos. O atacante foi emprestado pelo Cruzeiro ao Peixe até o fim da temporada 2026, conforme apurou o No Ataque nessa quinta-feira (1/1)
Na opinião do comentarista da ESPN Brasil, a presença de Gabigol no Santos vai contribuir bastante para a evolução de Neymar, que tem o objetivo de disputar a Copa do Mundo deste ano. Ainda sem renovar o contrato, o craque santista conviveu com lesões, mas teve participação importante na permanência do Peixe na Série A do Campeonato Brasileiro em 2025.
“Gabigol é um presente maravilhoso para o Santos. Para o Neymar, então, é Natal, é presente do Papai Noel. Gabigol é um jogador técnico e de muita qualidade. Ele pode formar uma parceria espetacular com o Neymar”, iniciou Calçade, em comentário no programa SportsCenter.
“Gabigol pode elevar o nível do Neymar. Com Neymar recuperado fisicamente, gerando jogo para o Santos, precisa de parceiros que coloquem a bola para dentro”, acrescentou.
Empréstimo de Gabigol ao Santos
A evolução nas negociações foi divulgada nessa quinta-feira (1º/1) pelo ge.globo, e o No Ataque avançou nas apurações. Uma fonte importante envolvida nas conversas afirmou que a situação “está resolvida” e disse que Gabigol “se apresentará no Santos”.
O tempo de empréstimo de Gabriel Barbosa no Peixe será de um ano, ou seja, até o fim de 2026. Contratado em 2025 após encerrar o vínculo com o Flamengo, o centroavante assinou contrato com a Raposa até 2028.
Já a divisão do salário de Gabigol será metade para cada time, como apurou a reportagem. Ou seja, o Cruzeiro ainda pagará 50% dos vencimentos mensais do atacante.
Gabigol no Cruzeiro
Contratado em janeiro de 2025, Gabriel Barbosa foi o vice-artilheiro do Cruzeiro na temporada passada. O camisa 9 balançou a rede 13 vezes – 13 a menos que Kaio Jorge, principal goleador do time celeste no ano.
Gabi também contribuiu com quatro assistências para o Cruzeiro na temporada.
Das 49 partidas de Gabigol pelo Cruzeiro, 23 foram como titular – e 25 como reserva.
O ponto mais baixo da trajetória do atacante com a camisa celeste foi o pênalti perdido na semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, que poderia ter classificado a equipe mineira à decisão do torneio nacional.
Gabigol no Santos
Gabigol teve outras duas passagens pelo Peixe – de 2013 a 2016; e 2018.
Ao todo, o camisa 9 anotou 83 gols em 206 partidas pelo Santos.
Pelo Santos, Gabriel conquistou dois títulos do Campeonato Paulista (2015 e 2016).