CRUZEIRO

Flamengo e Fluminense lucram com chegada de Gerson ao Cruzeiro; veja valores

Flamengo e Fluminense se beneficiarão da vultosa transação, haja vista que receberão quantias referentes ao mecanismo de solidariedade da Fifa

Compartilhe
google-news-logo

Acertado com o Cruzeiro, o meio-campista Gerson tem data para chegar em Belo Horizonte e realizar exames médicos. O atleta é esperado já nesta sexta-feira (9/1). A Raposa desembolsará 30 milhões de euros, sendo 27 fixos e 3 em bônus e metas, o que configura cerca de R$ 188,2 milhões.

Quando as partes assinarem contrato, o movimento da Raposa pelo meio-campista se tornará o maior do futebol brasileiro em termos de valores e, para além do Zenit-RUS, Flamengo e Fluminense também se beneficiarão da vultosa transação, haja vista que receberão quantias referentes ao mecanismo de solidariedade da Fifa.

Quanto Flamengo e Fluminense receberão pela transferência de Gerson?

Pela transferência de Gerson, do Zenit-RUS ao Cruzeiro, o Flamengo receberá 0,5% do valor devido, o equivalente a 150.000,00 euros (próximo a 940 mil reais), por conta de ter contado de forma definitiva com o meia na temporada do 23º aniversário dele.

Já o Fluminense levará 3% da quantia, montante próximo a 900.000,00 euros (pouco mais de 5,5 milhões de reais), pelo fato de Gerson ter jogado no clube entre as temporadas do 12º e 19º aniversário.

Entenda como funciona o mecanismo de solidariedade da Fifa

Criado pela Fifa no início dos anos 2000 e disciplinado pelo documento intitulado como “Regulamento de Status e Transferência de Atletas”, o mecanismo de solidariedade é uma regra que prevê compensação financeira aos clubes responsáveis pela formação dos atletas.

O dispositivo é aplicado em transferências internacionais e corresponde a 5% do valor total da negociação, quantia que não fica com o clube vendedor e é destinada às equipes formadoras.

Esse percentual é dividido entre todas as equipes pelas quais o jogador passou no período de formação, compreendido entre os 12 e os 23 anos de idade. Mesmo que o atleta tenha permanecido por menos de uma temporada completa em determinada equipe, o clube ainda tem direito a receber o valor proporcional ao tempo de vínculo.

Vale ressaltar que o mecanismo de solidariedade só é acionado quando o jogador possui contrato vigente no momento da transferência internacional. Caso o atleta esteja livre no mercado, sem vínculo com nenhum clube, a equipe contratante não é obrigada a efetuar o pagamento aos clubes formadores.

A distribuição dos 5% do mecanismo de solidariedade da Fifa ocorre da seguinte forma, adequada à carreira de Gerson:

  • Temporada do 12º aniversário: clube leva 0,25% da compensação total (Fluminense)
  • Temporada do 13º aniversário: clube leva 0,25% da compensação total (Fluminense)
  • Temporada do 14º aniversário: clube leva 0,25% da compensação total (Fluminense)
  • Temporada do 15º aniversário: clube leva 0,25% da compensação total (Fluminense)
  • Temporada do 16º aniversário: clube leva 0,5% da compensação total (Fluminense)
  • Temporada do 17º aniversário: clube leva 0,5% da compensação total (Fluminense)
  • Temporada do 18º aniversário: clube leva 0,5% da compensação total (Fluminense)
  • Temporada do 19º aniversário: clube leva 0,5% da compensação total (Fluminense)
  • Temporada do 20º aniversário: clube leva 0,5% da compensação total (Roma-ITA)
  • Temporada do 21º aniversário: clube leva 0,5% da compensação total (Roma-ITA)
  • Temporada do 22º aniversário: clube leva 0,5% da compensação total (Fiorentina-ITA)
  • Temporada do 23º aniversário: clube leva 0,5% da compensação total (Flamengo)

Na prática, quanto maior o período de formação do atleta em determinado clube — sobretudo a partir dos 16 anos —, maior será a parcela recebida em uma eventual transferência internacional.

Carreira de Gerson

Gerson se apresentou ao futebol profissional em 2015, quando foi revelado pelo Fluminense. Na temporada seguinte, assinou com a Roma, da Itália, mas mal foi e já voltou ao clube das Laranjeiras por empréstimo. Meses depois, o meio-campista colecionou algumas partidas pela equipe europeia e passou por novo empréstimo, dessa vez para a Fiorentina.

Em 2019, o Flamengo buscou Gerson, que permaneceu por três temporadas consecutivas no Rubro-Negro até se transferir ao Marseille, da França. Foram quase duas temporadas fora até o meio-campista retornar ao clube carioca. Em julho deste ano, o Zenit desembolsou 25 milhões de euros (mais de R$ 160 milhões na cotação da época) para contar com o atleta.

Gerson aceitou a proposta acreditando que se manteria no radar da Seleção Brasileira. No entanto, além de ter que lidar com problema muscular, não se adaptou da maneirava que imaginava. O casamento, então, não durou muito, e o meio-campista se despede da equipe russa apenas cinco meses após ser adquirido e com participação em 12 partidas.

O currículo do jogador é composto por títulos relevantes: duas edições da Copa Libertadores (2019 e 2025), três do Campeonato Brasileiro (2019, 2020 e 2025), três da Supercopa do Brasil (2020, 2021 e 2025), uma da Copa do Brasil (2024), quatro do Campeonato Carioca (2020, 2021, 2024 e 2025) e uma da extina Primeira Liga (2016).

Compartilhe
google-news-logo